A cerimônia de encerramento do 12º Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, promovido pelo Sistema OCB* foi realizada nesta terça-feira (24). O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado federal Evair de Melo (PP/ES); a professora da Fundação Dom Cabral e comentarista de Economia da Rádio Itatiaia (MG), Rita Mundim; e o diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Almada, foram escolhidos como os maiores influenciadores do país quando o assunto é cooperativismo. A votação da premiação foi aberta ao público.
A categoria Influenciadores Coop foi criada neste ano para reconhecer quem tem divulgado o propósito e os diferenciais do cooperativismo para a população. As indicações dos 33 influenciadores que participaram este ano foram feitas pelas unidades estaduais do Sistema OCB. Em seguida, uma comissão julgadora indicada pela coordenação geral do prêmio definiu oito finalistas e, entre eles, os três melhores foram escolhidos em votação popular realizada em sistema online no período de 13 de outubro a 20 de novembro.
“Estou muito feliz. Expresso, na verdade, o desejo de um grupo de parlamentares que se comprometem com o movimento e buscam disseminar as raízes e os princípios dessa doutrina tão importante para que os brasileiros tenham dias melhores”, afirmou Evair de Melo ao ser informado da premiação.
Marco Aurélio Almada declarou que os valores e propósitos do cooperativismo fazem muito bem à sociedade e, por isso, precisam ser cada vez mais disseminados. “Percebemos que sempre que falamos a respeito somos muito bem recebidos. Por isso, me engajo nesse propósito”.
Para Rita Mundim, “os valores do cooperativismo são os mesmos que toda sociedade deve perseguir: responsabilidade social, responsabilidade ambiental e solidariedade. Ou seja, produção e distribuição de riquezas. Tudo o que para mim, como economista, é ideal”.
Fonte: Aurélio Prado/Sistema OCB.