“O cooperativismo já faz muita coisa boa – pelas pessoas, pelo nosso Brasil – e pode fazer ainda muito mais, afinal, ele une negócio com propósito! Propósito de fazer bem feito e não só para alguns, mas para muitos. Quando você decide ser um cooperado, você decide empreender junto com outras pessoas. Você escolhe fazer parte de um movimento que tem como princípio o compartilhar… compartilhar objetivos, desafios, conquistas. No cooperativismo, a gente realmente cresce e ganha força juntos!”
Esse é um dos trechos do discurso do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, feito durante a cerimônia do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, nesta terça-feira (24/11), realizada de forma digital. Neste ano, um outro motivo para celebrar é o número de cases inscritos na premiação: 595, de 22 estados.
Antes de serem conhecidos os primeiros, segundos e terceiros lugares das categorias do prêmio, Márcio Freitas também fez questão de destacar o quanto as cooperativas são essenciais para o país, especialmente nesse momento de pandemia, que acelerou as transformações que já vinham ocorrendo. “Este não tem sido um ano fácil, mas mostra o quanto as cooperativas são essenciais para os brasileiros e para a nossa economia. De norte a sul, elas não pararam. Respeitando todos os protocolos de segurança e saúde, as coops continuaram trabalhando para que o país não parasse. E é para isso que estamos aqui, hoje: para celebrar o compromisso das cooperativas com o crescimento do país”, enfatiza o líder cooperativista.
Por fim, Márcio Freitas fez questão de agradecer o empenho das cooperativas que se inscreveram, da Comissão Julgadora, das unidades estaduais e, também, dos representantes de instituições e entidades parceiras, como o governo federal e a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).
“Todos juntos, conseguiremos escrever uma nova história a partir deste ano. E junto com a gente, nós temos o Guga Kuerten falando sobre cooperativismo em todos os lugares – no digital, nos canais de TV, nas rádios. O Guga é o embaixador da nossa campanha nacional sobre o cooperativismo, que já está no ar! Ele – assim como todos nós – também acredita que com cooperação e pelo cooperativismo, nós vamos fazer um país e um mundo melhor”, finaliza o presidente do Sistema OCB.
PREMIADAS
Confira abaixo a lista das coops premiadas, por categoria:
COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO
1º lugar – Sicoob Credichapada (MG): Programa de Educação Cooperativista Empreendedora e Financeira
2º lugar – Certaja Energia (RS): Projeto Sementes do Cooperativismo
3º lugar – Vinícola Aurora (RS): Programa Aprendiz Cooperativo do Campo
COOPERATIVA CIDADÃ
1º lugar – Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG (RS): Implantação e Promoção do Fundo Filantrópico de Incentivo a Projetos de Desenvolvimento Regional
2º lugar – Unimed Jaboticabal (SP): Adoção Compartilhada
3º lugar – Sicredi Centro-Sul MS (MS): Unidade Móvel Hospital de Amor
COOPERJOVEM
1º lugar – Sicoob Fluminense (RJ): Cooperjovem
2º lugar – Sicredi União MS/TO e Oeste Da Bahia (MS): Cooperjovem
3º lugar – Unimed Brusque (SC): Cooperjovem
FIDELIZAÇÃO
1º lugar – Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG (RS): Projetos Digitais “Flor&Ser” e “Maratona de Carreira”
2º lugar – Copérdia (SC): Núcleos Femininos Copérdia 32 Anos: Evolução Pessoal e Profissional das Cooperadas
3º lugar – Sicredi Progresso PR/SP (PR): Comitê Mulher Sicredi Progresso PR/SP
INOVAÇÃO
1º lugar – Coplacana (SP): Avance Hub: O Hub de Inovação da Coplacana
2º lugar – Unicred União Agência Mais – A Primeira Agência Digital do Cooperativismo de Crédito Brasileiro
3º lugar – Lar (PR): Gestão de Ideias Lar Cooperativa
INTERCOOPERAÇÃO
1º lugar – Certel e Sicredi Ouro Branco; Sicredi Integração RS/MG; Sicredi Região dos Vales; e Sicredi Botucaraí (RS): A Energia que Nos Une
2º lugar – Coopatos e Copacol (MG): Projeto Recriar
3º lugar – Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Cotrifred (RS): Projeto Meu Tambo Meu Futuro – Parceria entre as Cooperativas Cotrifred e Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG gera Impactos Significativos para a Cadeia Produtiva do Leite.
INFLUENCIADORES
Confira agora, os três maiores influenciadores do país, quando o assunto é cooperativismo. O voto popular contou com a participação de 14,2 mil pessoas.
– Evair de Melo (ES)
– Marco Aurélio Almada (DF)
– Rita Mundim (MG)