O deputado Carlos Veras (PT /PE), foi eleito nesta quinta-feira (11) presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias na Câmara dos Deputados. Com passagem pelo cooperativismo, entre suas propostas ele promete defender a agricultura familiar.
Veras coordenou o Complexo das Cooperativas do Sertão. Foi ainda secretário-geral da Cooperativa de Crédito Ecosol-Pajeú. Essa cooperativa incorporada à Central Cresol Pajeú, em 2014.
Após ser eleito, o deputado Carlos Veras ressaltou a importância das mulheres no cenário nacional e aos profissionais de saúde:
“Eu agradeço aos movimentos sociais, às entidades que são parceiras e, nesta semana do Dia Internacional da Mulher. Agradeço às mulheres brasileiras que sofrem com o aumento da violência devido à pandemia. E mesmo assim continuam cuidando de suas famílias. E especialmente às profissionais da saúde. Oitenta e cinco por cento dos profissionais de enfermagem são mulheres. Elas estão salvando vidas em todo país”, lembra Carlos Veras.
Carlos Veras tem 39 anos e está em seu primeiro mandato como deputado federal. Veras foi também vice-líder do PT na Câmara. O deputado foi titular de diversas comissões temporárias, como a Comissão Externa sobre Derramamento de Óleo no Nordeste (2019).
O deputado é natural de Tabira (PE).Antes de tudo, Carlos Veras Ingressou na vida política aos 18 anos. Logo depois, como presidente da Associação Rural de Poço de Dantas. Foi ainda presidente da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco.
Assim, ele assume a presidência da Comissão de Direitos Humanos em sucessão ao deputado Helder Salomão (PT-ES). Todavia, os deputados ainda não elegeram os três vice-presidentes da comissão.