A inovação passa a preocupar cooperativas que lutam contra os efeitos comerciais provocados pela covid-19. Assim sendo, pesquisa do Sistema OCB realizada no início deste ano revela que 84% das coops pretendem adotar projetos inovadores em suas gestões.
E o movimento por inovação é de longa data. A pesquisa revela também que duas entre três coops já adotavam projetos de inovação antes de a covid-19 parar o mundo.
Com isso, 64% das coops já adotam sistemas digitais de vendas. Outras 60% inovam os seus métodos de comunicação digital. A tecnologia avançada está em 53% delas e 45% vendem para o exterior com a ajuda de aplicativos e sites.
A surpresa é a rapidez dos resultados. Em síntese, as coops que adotaram sistemas digitais tiveram retorno em 12 meses.
Sugestões de inovação
A OCB incentiva a inovação nas coops. Analistas afirmam que inovar não precisa ser tão caro. Em primeiro lugar é preciso separar um orçamento para ações inovadoras. Em segundo lugar, é importante tornar diretores e membros mais capazes.
A cooperativa que inova consegue resultados melhores em vários setores. A pesquisa da OCB revela que 52% das cooperativas estão mais rápidas em seus atos internos. Outras 35% conseguiram oferecer novos produtos e serviços.
Além disso, as coops também melhoraram a divulgação de suas marcas (25%), ficaram mais visíveis ao público (25%), aumentaram o faturamento (20%) e o número de clientes (16%).
Segundo a pesquisa, Os reflexos da adoção de novos sistemas digitais também ampliaram o número de cooperados (16%). A distribuição das sobras também melhorou (6%).
Sob o mesmo ponto de vista, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, incentiva as coops. O objetivo é a inovação em todos os setores. “Mais do que estar na agenda das coops, a inovação precisa estar no orçamento! Sem dinheiro não se faz nada!”, declarou.