A tecnologia toma conta das rodas cooperativistas. E não é para menos. Ao todo, 86% de brasileiros se sentem adaptados ao mundo digital. Isso é o que aponta a pesquisa Satisfação dos Cidadãos com Serviços Públicos Digitais. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ouviu as pessoas.
Ao todo, foram mais de 13 mil entrevistados entre outubro e dezembro de 2020. A pesquisa procura identificar o grau de adaptação da população a esse tipo de serviço. Assim sendo, o resultado serve de base para futuras melhorias.
O secretário nacional de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, atesta. Ele diz que 60% dos entrevistados usam canais digitais para se relacionarem com o governo. Em síntese, é a tecnologia tomando espaço junto a população. De acordo com dados da pesquisa, houve um avanço significativo na prestação desse tipo de serviço.
“Nos últimos dois anos, foram mais de 1200 serviços públicos que transformaram a vida do cidadão”, afirma.
Tecnologia e governo
Dessa forma, o governo federal brasileiro entrou para o top 20 de países com melhor desempenho no índice de serviços públicos digitais. Antes de mais nada, é a Organização das Nações Unidas (ONU) que confirma o desempenho brasileiro..
Entre as coops, a tecnologia da inovação foi um dos tópicos apresentados no WCM 2020. O evento reuniu pessoas de todo o mundo em torno das novidades do setor. Casos de sucesso foram apresentados durante o evento. Portugueses usam tecnologia para o tratamento de doenças. Assim como o setor de saúde, o setor financeiro também adota novidades. Isso porque são cada vez mais comuns produtos bancários digitais.
Com isso, a Agricultura e a Pecuária já utilizam a ciência moderna. E os resultados são bons. Da mesma forma, tratores modernos, plantas de produção computadorizadas, todo o avanço técnico está disponível para as coops de todos os setores.