Mesmo diante dos enormes desafios impostos pela pandemia, o cooperativismo continuou a mostrar resiliência, resultado e profissionalismo ao Brasil. Exemplo disso foi o desempenho das cooperativas operadoras de planos de saúde no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), ano-base 2019.
O IDSS é calculado a partir de 33 indicadores definidos pela ANS, com base nos dados extraídos dos sistemas de informações gerenciais da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde, gerando uma nota para cada operadora.
Para o IDSS ano-base 2019, 945 operadoras cumpriram os requisitos para serem avaliadas pelo Programa. Desse total, 88 não tiveram seus resultados publicados no portal da ANS por estarem em uma das seguintes situações: ou foram canceladas ou estão em processo de cancelamento, em direção técnica ou em direção fiscal. Assim, 857 operadoras atenderam aos requisitos normativos para divulgação de suas notas finais.
UNIMED
O Sistema Unimed dominou o ranking das dez operadoras médico-hospitalares mais bem avaliadas: sete cooperativas médicas e uma seguradora na lista, com nota máxima. Confira a lista:
- 2º lugar: Unimed Santa Bárbara D’Oeste e Americana (SP)
- 3º lugar: Unimed Vitória (ES)
- 4º lugar: Central Nacional Unimed
- 6º lugar: Seguros Unimed
- 7º lugar: Unimed Belo Horizonte (MG)
- 8º lugar: Unimed Vale das Antas (RS)
- 9º lugar: Unimed Encosta da Serra (RS)
- 10º lugar: Unimed Vale dos Sinos (RS)
UNIODONTO
O Sistema Uniodonto também fez bonito: colocou oito cooperativas na lista das dez operadoras do segmento odontológico com melhores desempenho no IDSS:
- 2º lugar: Uniodonto de São José do Rio Pardo (SP)
- 3º lugar: Uniodonto de João Pessoa (PB)
- 5º lugar: Uniodonto de Rio Claro (SP)
- 6º lugar: Uniodonto/RN (RN)
- 7º lugar: Uniodonto Pirassununga (SP)
- 8º lugar: Cooperativa Odontológica do Estado do Amapá (AP)
- 9º lugar: Uniodonto Dourados (MS)
- 10º lugar: Uniodonto Uberlândia (MG)
AVALIAÇÃO
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o resultado do IDSS só comprova a busca pela excelência dos serviços prestados pelas cooperativas de saúde. “Nós parabenizamos todas as cooperativas médicas e odontológicas que tiverem o seu trabalho reconhecido e também destacamos a relevância da atuação dos dirigentes, colaboradores e cooperados, que não medem esforços para cuidar do maior patrimônio: as pessoas”, comentou o líder cooperativista.
OPERADORAS ACREDITADAS
A ANS também divulgou o ranking considerando as operadoras acreditadas. A conclusão é que as operadoras acreditadas obtiveram melhor desempenho do que as que não passaram por processos de acreditação. Apesar disso, o desempenho de uma operadora acreditada pode estar relacionado ao bônus recebido na forma de pontuação extra (podem ser de 0,30, 0,23 e 0,15, a depender do nível de acreditação alcançado pela operadora), tendo o IDSS médio ponderado e excluindo-se a pontuação extra para as operadoras acreditadas.
Além disso, todas as 61 operadoras com certificado de acreditação no ano-base 2019 ficaram na faixa 1 do IDSS (desempenho entre 0,8 e 1), na qual apenas 177 operadoras médico-hospitalares se situam. Isso reforça ainda mais a sinergia entre o Programa de Qualificação Operadoras e o Programa de Acreditação de Operadoras.
Fonte: Sistema OCB.