O Sistema Ocemg apresentou o Programa MinasCoop Energia — Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo — na quarta-feira (22) durante a Audiência Pública da Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O presidente e o superintendente da organização, Ronaldo Scucato e Alexandre Gatti Lages, falaram sobre a iniciativa. Em síntese, trata-se de geração de energia limpa, gerada a partir da construção de usinas fotovoltaicas para abastecer coops participantes do programa. Além disso, parte desta energia será doada para instituições de saúde filantrópicas das cidades em que estão localizadas.
No caso da Ocemg, em parceria com a Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR) e o Sicoob Credicom, a doação será feita para a Santa Casa de Belo Horizonte.
Entretanto, Scucato frisou que as cooperativas dão exemplo do que se deve fazer para a produção de energia limpa e renovável. Em complemento, Gatti explicou que o projeto se baseia em três pilares: econômico, ambiental e social. Disse ainda que “além da doação da energia para as entidades, estamos gerando desenvolvimento local com a construção das usinas”.
O vice-presidente do Sistema Ocemg, Samuel Flam, deu sua participação. Ele salientou ainda que o modelo de energia fotovoltaica é o caminho para baixar o custo da energia no país.
Programa MinasCoop Energia
O Sistema Ocemg criou o Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo Mineiro: MinasCoop Energia com foco as pautas referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em 2020, a iniciativa ganhou um aliado de peso: o Governo de Minas Gerais. O Programa consiste no incentivo às coops para a construção de usinas fotovoltaicas. Assim sendo, elas vão suprir a demanda de energia de suas unidades.
Em Belo Horizonte, o Sistema Ocemg, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR) e o Sicoob Credicom vão criar usinas para autogeração de energia. A Santa Casa de Misericórdia da Capital está incluída parae vai receber a doação de parte da produção.
Para mais informações sobre o projeto MinasCoop Energia, acesse o link https://sistemaocemg.coop.br/projeto/minascoop-energia/.