A agricultura indígena passa a ser certificada oficialmente. O Governo de Rondônia fez nesta quinta-feira (7) a entrega do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para a Cooperativa de Produção e Desenvolvimento do Povo Indígena Paiter Suruí (Copaiter), e para a Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto Reca (Cooper Reca), em Nova Califórnia, distrito de Porto Velho.
O selo Senaf foi criado para identificar, promover e dar maior visibilidade aos produtos da Agricultura Familiar, tanto nos mercados interno, quanto de exportação. Os agricultores filiados à Cooper Reca e os indígenas Suruí agora terão seus produtos agrícolas certificados com o Selo.
Com a certificação os produtos do Reca, que já são conhecidos nacionalmente e também no exterior como ambientalmente corretos, agora passam a ser reconhecidos como socialmente justos, por serem produzidos por pequenos proprietários rurais dedicados à agricultura, apenas com mão obra familiar.
O selo foi entregue para os cooperados da Copaiter no município de Cacoal. A certificação é inédita para agricultura familiar indígena, sendo um reconhecimento do Ministério da Agricultura ao trabalho de excelência realizado por eles, inclusive na produção de café robusta amazônico.