A cooperativa de crédito Unicred Central SC/PR passa a apoiar ações que busquem soluções inovadoras e tecnológicas para o setor de Saúde. Para isso, anunciou recentemente investimentos no patrocínio do Hackmed, fertilizadora e incubadora de startups focadas no desenvolvimento de soluções e modelos de negócio inovadores para o sistema de saúde brasileiro.
A gerente de marketing da Unicred SC/PR, Ana Paula Thomaz Ribeiro, explica que a estratégia da instituição vai diretamente ao encontro dos princípios cooperativistas que conduzem suas operações.
“Acreditamos no progresso de nossos cooperados e clientes por meio da educação financeira e do incentivo a novos negócios, por isso, decidimos unir esforços para inserir cada vez mais essa cultura no mercado. Mais do que patrocinadores, somos parceiros do Hackmed”, explica.
São muitas as semelhanças entre os princípios cooperativistas e as operações de uma incubadora de startups. Assim sendo, o conceito de inovação e o incentivo ao empreendedorismo estão na essência da Unicred. Segundo o diretor de Estratégia e Negócios da Unicred Central SC/PR, Fernando Rossetto, “é a oportunidade de unirmos grandes empreendedores (Hackmed) a grandes investidores (Unicred), na busca de novas soluções e serviços mais eficientes e acessíveis por meio de empreendedorismo, inovação e educação financeira”.
Para o CEO do Hackmed, Dr. Cauê Gasparotto, existe uma sinergia muito grande entre as duas instituições.
“A Unicred está dedicada a fortalecer o seu trabalho na educação financeira, ampliando sua presença entre os públicos universitário e de profissionais da saúde, exatamente o nosso foco de atuação. O Hackmed nasceu para ajudar pessoas a construírem soluções na área da saúde, a partir de uma visão de inovação e empreendedorismo.”, comenta Gasparotto.”Vamos unir forças entre a credibilidade de uma cooperativa forte e estável que já é tradicionalmente conhecida entre os profissionais da saúde, com uma instituição nova, mas com uma proposta inovadora de mudar a forma de como a medicina é vista e como estamos formando os médicos no Brasil”, conclui o CEO.
A Unicred vê na parceria com o Hackmed também uma oportunidade de utilizar os conceitos de inovação e tecnologia para aprimorar seus serviços e ampliar o horizonte dos seus cooperados em relação ao futuro da saúde.
Inspiração, educação e construção
Em 2018, ao conhecer o modelo desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), o MIT Hacking Medicine, que estava transformando o sistema de saúde dos Estados Unidos a partir de soluções inovadoras criadas por startups, o CEO do Hackmed, Dr. Cauê Gasparotto, se perguntou se tal estratégia poderia ser adaptada e aperfeiçoada para o mercado brasileiro. A resposta veio no mesmo ano, quando o jovem inovador aplicou os conhecimentos adquiridos naquela que é uma das melhores universidades do mundo para fundar a incubadora de startups.
Somado à experiência vivenciada com a participação no projeto do MIT, Gasparotto revela que as operações do Hackmed também foram desenvolvidas sob forte influência de outros grandes centros de tecnologia do país e do mundo, entre eles USP, Harvard e Stanford.
“Sabemos que o primeiro passo geralmente é o mais difícil, por isso, para impulsionar e escalar startups criamos um sistema voltado a ajudar empreendedores em estágios iniciais, com foco na educação e capacitação da nova safra de líderes inovadores da saúde”, explica.
Para inspirar novos empreendedores focados na inovação em saúde, o Hackmed promove eventos presenciais e virtuais, com a presença de grandes referências nacionais e internacionais do setor. Foram mais de
1.200 participantes em dois eventos presenciais pré-pandemia e 30 mil visualizações registradas em pouco mais de 10 eventos online. Com dois programas de capacitação, que somam nove meses de treinamento, a empresa já formou mais de 500 empreendedores e deu oportunidade a 16 bolsistas sociais. O resultado construído até o momento supera a marca de 80 projetos de startups desenvolvidos, sendo que oito delas estão em estágio de pré-aceleração.