Agora é fato. Associados da Coagrisol aprovaram a incorporação com a Cotrijal em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quinta-feira, 23/12. Com isso, a Cooperativa Agroindustrial fundada em 1969 cuja sede atual está em Soledade (RS) se funde à Cooperativa Agropecuária e Industrial, que tem sede em Não-Me-Toque (RS).
Dos cerca de 200 cooperados presentes, a incorporação teve apenas um voto contrario. Assim sendo, a Cotrijal passa a assumir todos os bens, direitos e obrigações da Coagrisol, onde os associados migrarão para a Cooperativa, sem perder absolutamente nenhum bem ou direito.
Planejada desde agosto, as cooperativas chegaram a firmar um intercooperação. A situação evoluiu para a união das duas coops.
O motivo da Coagrisol foi a carêcia de investimentos el necessidde de inovação. O presidente da José Luiz Leite dos Santos explica que, pesar da solidez , a cooperativa apresenta pouca capilaridade para seguir crescendo.
“Somos uma cooperativa forte, porém limitada, e diversos estudos internos e externos mostram que a união é único caminho pelo qual poderemos crescer em escala e com isso também impulsionar os nossos associados. Foi uma decisão difícil, mas construída com muita clareza, seriedade e compromisso de honrar o legado de nossos precursores, mas também garantir a continuidade de nossas atividades com solidez. Da mesma forma, é uma honra poder estar caminhando junto com a maior cooperativa agropecuária do RS, que é a Cotrijal, que com esta união ficará ainda mais forte”, disse.
Nei César Manica, presidente da Cotrijal destaca que esta união irá ser um marco para o cooperativismo gaúcho e brasileiro.
“O mercado mundial tem nos mostrado diversos aspectos que tornam esse momento como primordial para esta união. Estamos nos somando para agregar ainda mais valor ao agronegócio e garantir o futuro de nossas propriedades e produtores de forma sustentável, arrojada e com todos os diferenciais que o cooperativismo apresenta. Todos os produtores podem ter certeza de que cresceremos juntos, pois juntos somos mais fortes”, aduz.
Coagrisol e Cotrijal
A Cotrijal promove o agro inovador, seguro e sustentável e hoje é a maior cooperativa do Rio Grande do Sul. Em 2020, fechou com faturamento histórico de R$ 2,4 bilhões, registrando um crescimento médio de 19% nos últimos 5 anos. Fundada em 1957, está presente em 35 municípios do Rio Grande do Sul, contando com 57 unidades de recebimento de grãos, com mais de 920 mil toneladas de capacidade de armazenamento, além de Unidade de Beneficiamento de Sementes, Fábrica de Rações, Transportes Cotrijal e um complexo de 22 lojas, nove supermercados e um atacado. Atualmente, são mais de 8 mil associados e 2 mil colaboradores. É a cooperativa promotora da Expodireto Cotrijal, grande feira agrodinâmica e de negócios, de caráter internacional.
Fundada em setembro de 1969, a Coagrisol está em 28 municípios gaúchos, conta com estruturas próprias e arrendadas para recebimento, secagem e armazenagem de cereais e comercialização de insumos, representada por um complexo de 33 unidades, com capacidade de armazenagem de 315.600 toneladas. Também possui 6 unidades de supermercados, 10 lojas de material de construção, móveis, eletrodomésticos e agropecuárias, três centros de distribuição, uma transportadora com 17 veículos de carga, 3 unidades operacionais, 1 centro administrativo e 1 TRR. Atualmente, são mais de 14,7 mil associados e um quadro de colaboradores com cerca de 500 funcionários. Em 2020, a cooperativa teve faturamento de R$ 871 milhões.