O Sescoop/RJ inicia 2022 com um serviço de orientação para quem deseja constituir cooperativas ou participar de uma existente. E a procura tem sido grande. De acordo com a instituição, com o avanço do desemprego em 2021, o número de cooperados no Rio de Janeiro aumentou 15% em relação a 2020.
Assim sendo, a instituição criou equipes para atendimento virtual. Ou seja, elas explicam o que são cooperativas e como funcionam. Também mostram as diferenças frente a outros modelos de negócio. Revelam o passo-a-passo para se tornar um cooperativista. A equipe também orienta quanto a viabilidade do negócio, como definir custos obter recursos e receitas, entre outros aspectos.
“Assim como outras empresas, uma coop também tem fins econômicos. A diferença é que os resultados financeiros não são de um único ou de poucos donos. O excedente financeiro volta para os cooperados de forma justa e proporcional, de acordo com o que cada um produziu. Somado a isso, as coops mantêm a renda nas comunidades onde estão instaladas, fazendo a economia local girar”, diz Vinicius Mesquita, presidente do Sistema OCB/RJ.
Como constituir cooperativas
De acordo com Mesquita, hoje existem 419 coops no estado do Rio de Janeiro, com base no Censo realizado em 2021. Além disso, o resultado anual ultrapassa R$ 11 bilhões. Isto representa um aumento de mais de 10% em relação a 2020.
Os números que reforçam a importância desse modelo de negócios na economia do estado do Rio de Janeiro. Servem de estímulo para todo o sistema, como conta Mesquita:
“Mais do que aumentar o número de cooperativas, queremos estimular o aumento no número de cooperados, o que fortalece as coops já existentes. Se de 2020 a 2021 tivemos aumentos de 10% e 15% em relação a faturamento e cooperados, respectivamente, nossa meta para 2022 é superar esses percentuais.”
Nesse sentido, para ter acesso ao serviço de orientação, o interessado conta com um canal próprio de contato, o Fale Conosco do site.
Fonte: Ascom Sescoop-RJ