O Agronegócio no Brasil empurra a economia. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o setor registrou superávit de US$ 7,7 bilhões em janeiro deste ano, atividade que conta com grande participação de cooperativas.
Em síntese, o estudo do Ipea indica que as exportações do setor cresceram 57,5% em relação ao mesmo mês do ano passado e superaram as vendas feitas em janeiro de 2019, no período pré-pandemia.
Por outro lado, as importações caíram no primeiro mês, o que provocou um superávit na balança comercial.
As notícias são boas, porém existe a preocupação com a safra deste ano. E o motivo é o clima. A La Niña e sua influência nas chuvas também afetam a produção dos principais concorrentes do Brasil. Assim sendo, isso será determinante para o desempenho da balança comercial do agronegócio em 2022.
Importância do agronegócio no Brasil
Durante os dois anos de pandemia da covid-19, cooperativas do ramo Agro não pararam. Isso foi fundamental para o resultado das exportações brasileiras desses produtos.
E o setor continua impulsionando a economia do país. De acordo com os pesquisadores do Ipea responsáveis pelo estudo, Ana Cecília Kreter, Fábio Servo e Rafael Pastor, o mês de Janeiro costuma ter menos embarques de mercadorias por parte de organizações ligadas ao agronegócio.
Principais resultados
A pesquisa do Ipea revela que a China continua sendo a principal compradora da soja brasileira. Com isso, o país oriental segue na liderança. Mas a novidade vem da Índia. O país voltou a consumir mais o óleo de soja brasileiro. O embarque do produto para os indianos aumentou a ponto de inserir US$ 188,6 Milhões aos cofres brasileiros em Janeiro.
Os indianos gastam atualmente o mesmo valor em óleo de soja no ano passado.
Outro produto do agronegócio de grande importância na balança comercial brasileira é a carne bovina. Foram 181 Milhões de Dólares vendidos a mais em janeiro deste ano. As exportações para diversos países subiram 46,2% no primeiro mês de 2022 em relação a janeiro/21. Como resultado, o preço de venda para o exterior também subiu 25,70%.
Dessa forma, o resultado mantém o Brasil como o maior exportador e produtor de proteína animal. A carne de frango é outro produto agropecuário brasileiro que também mostrou expansão. Do mesmo modo, os valores das exportações subiram 42,8% em Janeiro. em relação à janeiro de 2021.
As safras
Os problemas climáticos preocupam os produtores do campo. Em 2021, a segunda safra de milho quebrou e o seu comércio foi prejudicado. Houve notícias de que produtores deixaram de colher um saco de milho sequer. Porém, em janeiro de 2022 houve um aumento de 45,6% em valor e 16,5% em quantidade. A expectativa para a safra deste ano é alta.
Em relação ao trigo, a produção brasileira contribuiu para a redução das compras do produto no exterior. Porém, a importação do grão continua influenciando a balança comercial do Brasil.
Assim, o trigo continua sendo o produto agrícola mais importado. A safra brasileira de trigo foi boa no ano passado. Entretanto, em janeiro deste ano, o Brasil gastou 138,4 milhões de dólares pelo produto. Mas o estudo do ipea indica que esse produto está sendo menos adquirido pelos brasileiros. Essa redução equivale a 22,1%.
Importações em queda
Como resultado, em relação às importações, o país reduziu o volume neste primeiro mês do ano. O volume de produtos do agronegócio comprados fora do país sofreu uma significativa queda de 15,5%. Dessa forma, no primeiro mês de 2022 foram usados 202,2 Milhões de dólares do orçamento brasileiro nas importações de produtos agro em relação a janeiro de 2021.
Em suma, as cooperativas são as responsáveis pela evolução do agronegócio no Brasil.