A criação de tilápia em viveiros pode aumentar ainda mais a elevada produção aquífera do Paraná. Isto porque o esse pescado, que já responde por 95% da produção de peixes do Estado, é alvo de estudos da Embrapa cujo objetivo é aumentar a produção em viveiros e tanques.
Apesar do reconhecimento de que a produção de pescado é importante para a alimentação, a falta de dados sobre a atividade no Brasil dificulta a criação de políticas públicas para o setor.
Para ampliar o conhecimento de como anda a produção do pescado por cooperativas e produtores familiares, a Embrapa mapeou por meio de fotos por satélite viveiros escavados e tanques nos municípios paranaenses que mais produzem tilápia.
O Paraná é o estado líder em produção aquífera, de acordo com dados da Embrapa. Entre os principais produtos está a tilápia para criação em viveiros escavados, sem contar que a Tilápia é muito usada em Dicas de Receita. Porém, o levantamento revela que 78% desses viveiros são menores do que 2 hectares.
De acordo com o estudo de proposto por Francisco et al. (2020), o potencial estimado da produção de tilápia no Paraná, é de 54 t/ha/ano. Sobretudo com a utilização de manejos técnicos. Ou seja, produções que fazem o uso de ração balanceada, probióticos, aeradores, bombas de água, e fatores que buscam melhorar a produtividade.
Para esse resultado, o autor considera que a criação da tilápia em viveiros escavados pode ser realizada com densidade de 5 peixes/m². E o peso final de 0,9 kg em300 dias de criação (FRANCISCO et al., 2020). O autor ressalta que o valor estimado da produtividade de 54 t/ha/ano poderá ser alterado de acordo com a espécie de peixe ou pela densidade/m² escolhida.
Tipos de tilápia para criação
No Brasil, quatro dos cerca de 70 tipos de tilápia são os mais cultivados. A azul, a do Nilo, a de Moçambique e a Zanzibar.
A Embrapa realiza o mapeamento por imagens de satélite dos viveiros escavados em todo o Brasil. Assim, busca metodologias para automatização do processo e atualização anual, bem como a ampliação da automação para 100% dos municípios produtores. Além da Embrapa Territorial, o esforço envolve a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO) e outras instituições. O trabalho integra o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica para Aquicultura, que possui, disponível on-line, uma plataforma de dados espacializados sobre o setor.