O cônsul geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen, esteve na Aurora Coop, acompanhado do secretário de Assuntos Internacionais do Governo de SC, Fernando Raupp nesta quarta (14) e quinta-feira (15). A visita também se estendeu para outros pontos de Chapecó.
Na Associação Comercial e Industrial de Chapecó, o cônsul conheceu as ações da entidade e recebeu um documento com demandas da classe produtiva para fortalecer o comércio bilateral entre SC e os Estados Unidos.
AOs dirigentes pediram a renovação do regime de Sistema Geral de Preferências do Brasil (SGP).
“O Sistema facilita o acesso de produtos e mercadorias de países em desenvolvimento ao mercado americano. Além disso, o Brasil exporta muitas commodities e importa outros produtos dos Estados Unidos. Nossa intenção é fortalecer essa relação. Temos convicção de que a retomada desse regime beneficiará as indústrias brasileiras e as norte-americanas”, frisou o presidente da ACIC, Lenoir Broch.
O representante dos Estados Unidos agradeceu a apresentação e garantiu que todas as demandas serão cuidadosamente analisadas e reforçou a parceria com o estado catarinense. “Os EUA e o Governo do Estado de Santa Catarina assinaram um memorando de entendimento em junho de 2021 que destaca nossas prioridades de cooperação, a exemplo do aprofundamento da cooperação econômica com enfoque em ESG e o desenvolvimento do ecossistema de startups e de inovação catarinense. E é isso que estamos fazendo aqui hoje”, destacou Shane Christensen.
Empreendedorismo
Na Aurora Coop, o cônsul norte-americano e o secretário de Assuntos Internacionais de Santa Catarina foram recepcionados pelo presidente Neivor Canton, e na Cooperalfa, pelo presidente da cooperativa, Romeo Bet, quando visitaram a nova planta em Chapecó. À noite, participaram de um jantar com empreendedores da região, ocasião onde foram apresentadas oportunidades comerciais dos Estados Unidos e a exposição dos cases de sucesso das empresas Gelnex e Rotoline.
“Sabemos como o setor privado é essencial para a promoção da sustentabilidade, para o surgimento de locais de trabalho mais inclusivos e para a criação de um futuro mais justo, tanto nos EUA quanto no Brasil. Estou feliz por conhecer empresas como essas. Hoje, aprendi na Aurora Coop sobre o trabalho feito de forma cooperativa, tornando-se uma das referências mundiais na tecnologia e processamento de proteína animal”, disse Shane Christensen.
Para finalizar, Shane Christensen conheceu a Prefeitura Municipal de Chapecó, onde se reuniu com o prefeito João Rodrigues. Junto com a comitiva das entidades empresariais, também esteve na Amplimed e, em seguida, almoçou com empresários da região.
Leia também: Aurora Coop embarca o 1º contêiner de carne suína para o Canadá