O consumo de vinho cresce e novas formas de embalagem chegam ao mercado. A empresa Termotécnica lançou uma iPack para bebidas durante a Wine South America em setembro. E a novidade pode ser útil às cooperativas vinícolas. De acordo com o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira, a Serra Gaúcha,, está se estruturando para o e-commerce. É a maior produtora da bebida no Brasil. “E a nossa embalagem vem em um bom momento para atender esse canal de vendas e distribuição”.
A novidade chamou a atenção de vinícolas tradicionais do Sul. De acordo com Ademir Brandelli, proprietário da vinícola Don Laurindo, a Termotécnica é uma excelente alternativa para proteção no transporte dos vinhos.
“Fiquei feliz com o resultado. É importante um olhar diferenciado no transporte de vinho. Além de ser frágil também precisa manter as propriedades organolépticas, de cor, brilho, transparência, textura, odor e sabor, tão importantes para a percepção da qualidade do produto pelo consumidor final”, diz a diretora da vinícola, Flávia Pizzato.
Crescimento do consumo de vinho
O varejo on-line se transformou em preferência dos brasileiros durante a pandemia como principal opção na hora da compra. De acordo com informação da Confederação Nacional do Comércio, o e-commerce no Brasil deve fechar 2021 com faturamento de R$ 304 bilhões, um avanço de 38%. No caso dos vinhos, por exemplo, as vendas pela internet e as importações crescem a um ritmo forte devido ao grande número de distribuidoras on-line especializadas e grandes redes de varejo. O Brasil já é o 3º maior mercado do mundo, atrás da China e do Reino Unido, de acordo com o Wine Intelligence.
Frente ao cenário de crescimento do varejo digital de bebidas, o EPS tem sido uma excelente alternativa de embalagens para produtos de alto valor agregado por conferirem excelente acondicionamento e proteção no transporte. Patenteada, a embalagem iPack (Intelligent Packaging) desenvolvida especialmente para o transporte e proteção de bebidas é universal e modular. Ou seja, pode acomodar vinhos, espumantes, destilados e cervejas. Pode facilmente transportas de 1 a 6 garrafas.
Tem aplicação, inclusive, no transporte de taças, complementando sua utilidade para as empresas que fornecem esse tipo de acessórios no mercado. A embalagem modular para bebidas comporta garrafas de todos os formatos e tamanhos e é muito aderente à comercialização por e-commerce. “As embalagens iPack proporcionam ao mercado ganhos de processos consideráveis, possibilidades de comercialização pelo e-commerce, além de garantir total integridade do produto para o consumidor”, reforça Nivaldo de Oliveira.
Alguns clientes têm reportado ainda o reuso destas embalagens para armazenamento das bebidas pelo consumidor final, considerando que os nichos permitem a guarda das garrafas.