O frete aéreo tem sido visto como solução para a distribuição de produtos para as mais diferentes distâncias. E seu campo de ação é o que explora a Brascoota – Cooperativa Rodo Aérea de Cargas e Passageiros criada em 2014.
A cooperativa é uma alternativa em meio a empresas aéreas. Pilotos de avião, copilotos, mecânicos, engenheiros de voo com experiência, tanto militar como comercial, criaram a Brascoota.
O grupo tem uma ideia própria sobre o mercado. Quando o comércio eletrônico se tornou popular na década de 1990, introduziu uma série de novas opções de envio. Os expedidores agora podem usar o frete aéreo para transportar seus produtos de forma rápida e econômica.
O frete aéreo na Brascota
Murilo Karapetcov Silva é diretor administrativo da Brascoota. De acordo com ele, a cooperativa é única no mundo e foi criada para fornecer o compartilhamento de suas aeronaves aos seus cooperados.
“O objetivo é compartilhar a aeronave com os seus associados, que são pessoas físicas ou jurídicas. A cooperativa está na fase de pré-operação. E bem próximo de fazer o primeiro voo”, disse.
Murilo explica que a Brascoota, como cooperativa, compartilha as aeronaves a preço de custo.
“Se nosso custo de voo, de São Paulo para Manaus, custa 9 mil dólares, ali está embutido o custo exato daquela viagem: o pouso, a decolagem, o combustível, o piloto,o copiloto, pessoal de terra, taxa de manutenção. Enquanto que uma companhia aérea comercial coloca esses valores, mais o lucro da operação”.
Para colocar a Brascoota em operação, o desafio é a redução de custos. Em resumo, uma aeronave custa milhões de dólares, o equivalente a uma frota de caminhão. Para obter recursos, a direção da cooperativa busca investidores para iniciar as operações.
“O projeto é transportar uma variedade de produtos, como os vendidos por lojas de e-commerce.”
Assim, Murilo explica que o transporte por aeronave mais inusitado foi trazer três arruelas da Alemanha para o Brasil, por avião. Mas não só de cargas vive o transporte aéreo. A Brascoota tem projeto de transporte de passageiros.
“Temos projeto do grupo Turismo da Fé, que é levar romeiros para Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, Fátima, em Lisboa e até a Jerusalém. Já fizemos um voo teste que saiu do Rio de Janeiro, foi para a base em São José dos Campos e fizemos um voo para Aparecida”.
Alternativa a analisar
A Brascoota trabalha por cotização das despesas. Quando começar a operação, a cota parte será de R$ 250 mil por cooperado. Mas se tiver uma aeronave, o interessado será recebido de braços abertos. Por isso, o projeto é trabalhar no sistema cooperativo. Além disso, uma outra cooperativa está formada para prestação de serviços de atendimento aos usuários nos aeroportos, acompanhamento de bagagem e check in. É o cooperativismo ocupando os ares.
Os consumidores precisam conhecer os benefícios de usar o frete aéreo para remessas de comércio eletrônico. Atualmente, é utilizado apenas por grandes empresas devido aos seus altos custos em comparação com os métodos tradicionais de transporte terrestre.
No entanto, esse método tradicional de envio está se tornando mais popular à medida que os consumidores procuram opções mais baratas e ecológicas para seus negócios. Portanto, os clientes adotarão esses novos métodos quando forem convenientes e econômicos. E é por isso que os comerciantes precisam conscientizá-los sobre os novos métodos de envio!