Subestação Vale Verde começou a funcionar. A cooperativa CERTAJA Energia iniciou as atividades da unidade nesta quarta-feira (19). A obra, iniciada em julho de 2021, foi apresentada à comunidade com a presença de diversas autoridades, lideranças dos cinco municípios beneficiados pelo projeto.
Renato Pereira Martins, presidente da CERTAJA Energia, destacou que este foi o maior investimento da história da Cooperativa – R$ 26,7 milhões. Além disso, apontou que tudo fluiu dentro da velocidade esperada e que a subestação deve alavancar o desenvolvimento das comunidades.
“Para nosso orgulho, contamos com a presença dos prefeitos dos municípios atendidos, os vereadores e, em especial, da secretária Marjorie, uma pessoa que tem uma relação forte com as cooperativas. A presença dessas pessoas, para ver in loco o que foi feito, é muito importante”, analisou.
Assim, Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, entregou a última licença necessária para a operação da subestação. Ela celebrou a oportunidade de estar no evento e, principalmente, o cooperativismo.
“Temos consciência do tempo do empreendedor, para que ele não desista, mas também para que nenhum rito legal seja deixado de lado”, observou.
“É um prazer nós estarmos aqui hoje, entregando essa licença e sabendo que essa comunidade vai ter energia forte, que está preparada para receber mais empreendimentos; e que essa licença fortalece o papel e eficiência das cooperativas em todo o estado do Rio Grande do Sul”, acrescentou a secretária.
Mais desenvolvimento nos planos para o futuro
De acordo com Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia, a inauguração é motivo de alegria. O planejamento foi desafiador, pelo volume de investimento representado para a Cooperativa.
“Todos os requisitos técnicos, ambientais e fundiários foram pontos importantes, tanto na observação do projeto prévio como também no executivo. Tivemos uma contribuição muito grande dos municípios. É um empreendimento que vai trazer desenvolvimento para a região”, explica.
O próximo movimento da CERTAJA Energia visa atender a região sul da área coberta pela Cooperativa, o que contempla cidades como Barão do Triunfo, Sertão Santana e Sentinela do Sul. “Temos um déficit. Em breve, vamos fazer investimento naquele ponto para que nossos mais de quatro mil cooperados possam ser melhor atendidos”, ressalta o presidente Renato Martins.
Na inauguração, o pastor Jair Holzschuh e o diácono José Antônio abençoaram a obra, os cooperados, os colaboradores e todos os que estavam presentes na cerimônia. Após o cerimonial e o desenlace da fita inaugural, os convidados participaram de uma reunião-almoço, no salão da Comunidade Evangélica.
Compuseram a mesa de autoridades convidadas o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch; Neori Ernani Abel, presidente da Sicredi Ouro Branco; o presidente da OCERGS, Darci Pedro Hartmann; José Zordan, superintendente da FECOERGS e INFRACOOP; Erineo José Hennemann, presidente da FECOERGS e da CERTEL; e Pedro Thessing, vice-presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo.
A Subestação Vale Verde
A Subestação Vale Verde fica na Rodovia ERS 244, km 42, na localidade de Cerro do Chileno. A linha de distribuição de 69 kV sai da subestação em Venâncio Aires e vai até a nova subestação. Ao todo, são 84 torres. O projeto beneficia diretamente mais de 5,5 mil cooperados de cinco municípios: Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.
Prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, também conselheiro da Cooperativa, agradeceu pelo empreendimento, inaugurado na mesma semana em que o município comemora 26 anos de emancipação político-administrativa. “A energia elétrica chegou aqui em 1972. […] Ninguém queria trazer energia elétrica para Vila Mellos e Monte Alegre. Se não houvesse a CERTAJA, quem sabe, hoje, Vale Verde não seria um município, porque sem energia não existe desenvolvimento.”
Foto: Desenlace da fita
Foto: Licença de operação
Legenda: Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, entregou a Licença de Operação a Renato Martins, presidente da CERTAJA Energia
Crédito: Eduardo Dorneles/Estúdio Alfa de Comunicação