A 8ª edição do WCM22 no Minas Centro, em Belo Horizonte (MG) mais uma vez destacou as novidades de gestão disponíveis para as cooperativas. As palestras focaram bastante na importância da inovação, tanto tecnológica quanto humana, com destaque para as pessoas. E foram entremeadas por cafés de relacionamento, momento em que cooperativas puderam falar sobre negócios. Tudo isso foi passado por palestrantes líderes do cooperativismo mundial nos dois dias do Word Coop Management 2022.
Acima de tudo, isso pode ser demonstrado no pronunciamento do CEO do evento, Luiz Branco, que destaca o objetivo de criar ligação entre pessoas. “Porque a gente quis ser positivo” .
Tecnologia X ser humano
E o evento começou coma palestra do sueco Nicklas Bergman, do Conselho de Inovação Europeu, que reúne investidores com mais de 10 milhões de euros. Ele falou sobre a fusão entre tecnologia, negócios e seres humanos. Chegou a mostrar implantes que possui no próprio corpo com finalidades diversas, como simplesmente abrir portas. “Sempre procuro entender como a tecnologia afeta a vida”, disse.
Bergman destaca que a incerteza é uma constante na vida de todos. E que a tecnologia redefiniu nossa vida:
“A tecnologia da informação avança de modo constante e precisamos ter entendimento sobre o que é determinado assunto. Diversos dispositivos possibilitam coisas como uma consulta médica com análise remota, Assim, vamos tirar pressão do sistema de saúde”, disse.
Ele também mostrou vídeos sobre os robôs em fase de construção e que são programados para o trabalho:
“Robôs fazem coisas que a maioria de nós não pode fazer. Mas vemos os mesmos robôs fazerem coisas não tão boas. Eles não tem capacidade de fazer coisas mais simples. A indústria tenta fabricar robôs que podem fazer qualquer tarefa humana. Não é uma rua sem saída, mas talvez precisam de uma nova abordagem”.
A importância da inovação foi marcante, a ponto de servir de palco par o evento Global Innovation Coop Summit 23, programado para Montreal, no Canadá. A organização do evento ofereceu descontos de ingresso aos participantes do Congresso.
Marketing e a inovação tecnológica
O marketing não poderia ficar de fora de um evento como o WCM22. O primeiro a mostrar as inovações do setor foi Pedro Superti, com 8 milhões de acessos em suas redes sociais. Ele falou de sua principal bandeira, a diferenciação:
“Qualquer um baixa o preço. mas só uma pessoa especial pode agregar valor”. Ele falou de técnicas para se diferenciar no mercado e vencer a concorrência e com o uso da inovação tecnológica.
E, por exemplo, citou o caso das sandálias havaianas, que de produto comum, sofreu mudanças significativas no seu processo de divulgação. O ponto máximo foi se unir a HStern e produzir sandálias cravadas de diamantes.
Em resumo, Pedro contou a sua história de vida e o conselho que seu pai deu, quando as pessoas riram dele depois que ficou vários minutos olhando para a estátua do cristo redentor, esperando que ela piscasse para ele. Pedro não tinha notado e o seu pai perguntou como ele se sentia. Quando disse ao pai que não tinha notado os risos, seu genitor deu o conselho: “Quando você fecha os olhos para o que os outros estão pensando, a vida abre os baços para você”.
Ilusões da mente
A neurociência também teve espaço no evento. O especialista no tema, Loren Duffy, proferiu a palestra “Liderando Uma Era de Hipernovidade”. Para ele, o objetivo, da tecnologia é incrementar os trabalhos, e não, substituir as pessoas. e muito menos diminuir os postos de trabalho.
“Se a gente pudesse colocar mais tecnologia na mesa poderíamos economizar milhões de dólares em custos trabalhistas porque poderíamos se livrar das pessoas. Aí só ficariam os CEOs.”
E finalizou:
“Quando as pessoas pensam em mudança entram em pânico porque pensam que vai mudar tudo. Em seguida, ele destacou a importância do modo como as pessoas sentem o outro diz, alémda forma com que fala.
Em seguida, a pausa para relacionamentos, almoço e troca de cartões.