Uma pesquisa divulgada pela State of App Marketing de 2021, apontou que houve uma alta para 2,6 bilhões de downloads de aplicativos no Brasil somente no primeiro trimestre de 2021. O dado representa um aumento ano a ano de 20% e um crescimento de 55% em comparação aos registros de 2018, no mesmo período.
Já o estudo da Comscore, 2021, revela que há no Brasil 112 milhões de usuários de smartphones e mostra que o uso de aplicativos representa mais de 90% do tempo consumido nos dispositivos móveis.
“A tecnologia hoje é um instrumento digital de intermediação entre produção e consumo, transformando as relações de trabalho e as formas de comunicação na sociedade. Durante o desenvolvimento de um aplicativo, é preciso ter foco em oferecer a melhor experiência para os usuários simplificando a navegação, reduzindo a quantidade de cliques, tornando, assim, o aplicativo mais amigável”, enfatiza o diretor comercial da empresa de tecnologia Mouts, Robson Cristovão.
O executivo comenta que a procura por aplicativos personalizados e melhoria em aplicativos existentes aumentou significativamente no último ano. “Como o exemplo das empresas Uniodonto e Unifique, que procuraram a Mouts para realização de desenvolvimento de novos aplicativos ou redesign de aplicativos já existentes”, destaca.
A motivação por esta procura, normalmente, está relacionada com a baixa aderência na utilização do aplicativo, que pode estar motivada por erros no desenvolvimento, aplicativo não usual ou por não trazer uma boa experiência para o usuário.
Os cases citados por Robson Cristovão, Uniodonto Beneficiário e Minha Unifique foram estudados para atender a todas as necessidades dos clientes e gerar uma experiência positiva para os usuários catarinenses. Os aplicativos foram desenvolvidos pelo Departamento de TI dos clientes, em parceria com a Mouts, e estão em utilização desde 2020 e 2019, respectivamente.
No app da Uniodonto é possível ter acesso a carteirinha virtual, consultar dados do plano, consultar procedimentos disponíveis e suas carências, visualizar faturas e baixar boletos, clube de vantagens, acessar e baixar o documento para declaração de IR e encontrar uma unidade ou dentista cooperado em sua região. Já os prestadores de serviços podem gerenciar informações de seus consultórios, gerenciar atendimentos clínicos, utilizar o serviço para digitalizar a Guia de Tratamento Odontológico.
“Além disso, desenvolvemos Facial Recognition System, cuja técnica consiste em mapear um padrão característico facial, que, por meio de Inteligência Artificial, identifica o indivíduo. Utilizamos esta técnica para liberação de exames, buscando maior segurança no processo”, conta Robson.
Já no aplicativo Minha Unifique, o usuário pode consultar serviços contratados, efetuar pagamentos ou verificar faturas pendentes. É possível também acionar o serviço de suporte, utilizar o desbloqueio por confiança e trocar sua senha do wi-fi.
Aplicativos personalizados
Com as mudanças nos hábitos da população acelerados com o cenário vivido na pandemia da Covid-19, o marketing e os serviços online tiveram que ser reinventados. “Hoje ter um aplicativo é essencial”, pondera Robson.
Praticamente tudo é online e pode ser resolvido através da telinha do celular. Seja o sistema operacional Android ou iOS, é possível alcançar níveis mais altos e estreitar os canais de relacionamento com o usuário do seu negócio através de apps personalizados. “Há muitos aplicativos prontos no mercado, mas qual seu diferencial em utilizar o mesmo usado pela concorrência? Criar um app com uma identidade visual própria e um sistema confeccionado pensando no usuário, fornecendo dados valiosos para a tomada de decisão e a entrega de uma performance muito melhor ao usuário, faz com que ele se sinta próximo da marca, aumentando o engajamento e a fidelidade”, frisa o diretor comercial da Mouts.
E dados da pesquisa State of App Marketing de 2021, reforçam a necessidade das empresas investirem nos apps, sendo que 145% foi o número no aumento de compras no primeiro semestre de 2021, comparado com o mesmo período de 2020. Segundo o estudo, os brasileiros gastaram o equivalente a R$ 1.405.350.000 em compras dentro dos aplicativos, além das inscrições no Google Play e iOS durante o período vigente. Outro negócio que deslanchou foi o uso de deliverys, que somam 200% e aplicativos de relacionamento, que cresceram 406%, desde o início da pandemia.