O Banco Central homologou a criação da Central Sicoob UniMais Rio. Assim, as centrais Sicoob Rio e Sicoob UniMais passam a constituir o novo Sistema Regional UniMais Rio, composto por 15 singulares filiadas.
A nova Central nasce com 1500 colaboradores e 195 pontos de atendimento para receber os mais de 210 mil cooperados e volumes de ativos totais superando os R$ 5 bilhões.
Com a união, as cooperativas filiadas terão acesso às melhores práticas e processos trazendo, assim, maior eficiência operacional. Além disso, haverá maior representatividade sistêmica e ainda mais robustez para promover o desenvolvimento do cooperativismo de crédito nas regiões onde estão inseridas.
O presidente do Conselho de Administração da Central Sicoob UniMais Rio, Felipe Magalhães Bastos, ressalta a importância da união das duas centrais.
“Conseguimos completar todo esse trajeto formando a nova Central Sicoob UniMais Rio. É um momento extremamente importante para o nosso mundo cooperativo do sistema Sicoob. Sabemos de todos os desafios, mas também das grandes oportunidades. Temos hoje um grupo muito mais fortalecido”, destaca o presidente do Conselho.
O vice-presidente do Conselho de Administração da nova Central do Sicoob , Luiz Antonio Ferreira de Araújo, comemora a expansão da cultura do cooperativismo.
“Esse ganho de escala é muito importante para o nosso crescimento, não somente do Sicoob, mas do cooperativismo financeiro do nosso país”.
Dimensão da Central Sicoob UniMais Rio
A nova central terá sede na cidade do Rio de Janeiro e uma unidade em São Paulo. A Diretoria Executiva será composta por três membros e o Conselho de Administração contará com 17 conselheiros.
O Sicoob tem mais de 6,7 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É formado por 348 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação as instituições financeiras com a maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 4.146 pontos de atendimento em mais de 2 mil cidades brasileiras