A cooperativa agroindustrial Capal, com cerca de 3 mil associados nos estados de São Paulo e Paraná, lançou em dezembro de 2022 uma plataforma de comunicação interna para funcionários e colaboradores em formato de rede social, a “Capal For You”.
Desse modo, a ferramenta tem o objetivo de promover a interação entre os funcionários das unidades, além de divulgar avisos e comunicados importantes.
A Coordenadora de Comunicação e Marketing da Capal e idealizadora do projeto, Alessandra Heuer, explica que a ferramenta já existe em grandes empresas e que a ideia é passar um teor leve de conteúdo sobre os mais diversos temas, como saúde e segurança do trabalho, qualidade de vida, saúde mental e divulgação de campanhas.
“Nós já tínhamos a Intranet que está dentro da rede da Capal e quando a criamos já foi um grande avanço, porém ela não oferece a possibilidade de utilizar pelo celular. Percebemos a necessidade de chegar mais perto com os nossos avisos e então fomos pesquisar para encontrar o melhor fornecedor para essa ferramenta”, destacou.
“A Comunicação Corporativa deve estar em constante evolução, acompanhando as tendências de relacionamento e a rotina das pessoas, assim, as empresas precisam estar atentas a estes movimentos para adaptar as novas ferramentas e usá-las a seu favor”, complementa.
Sucesso na Capal
A adesão foi imediata. A nova plataforma permite interações entre os cooperados, funcionários e colaboradores. Assim como as redes sociais tradicionais, a da Capal permite postagens dos colaboradores, “uma maneira de ganhar voz entre os colegas”, disse Alessandra.
“Também temos a função de chat que facilita porque todos os funcionários vão estar ali e isso nos ajuda na questão do sigilo da informação e proteção de dados. A For You é uma ferramenta onde podemos explorar mais, criar enquetes, colocar vídeos e valorizar ainda mais o nosso colaborador”, reforçou.
Gestão de pessoas
Alessandra destaca ainda que a ideia da Capal For You foi apresentada primeiramente para a diretoria. E, logo em seguida, para o Setor de Gestão de Pessoas da empresa.
“Foi muito bem aceito pelo Recursos Humanos que será um grande parceiro na geração de conteúdo. É a comunicação corporativa juntamente com a gestão de pessoas para melhorar o clima organizacional. Dessa forma, teremos uma comunicação rápida e transparente evitando os ruídos de informações”, finalizou.