As fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo durante o carnaval 2023 provocaram 48 óbitos confirmados, sendo 47 em São Sebastião e um em Ubatuba. Em Caraguatatuba, a cooperativa de reciclagem Maranata perdeu toda a estrutura de trabalho e pediu doações.
De acordo com o governo do Estado, equipes de psicólogos do município de São Sebastião fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas. As autoridades divulgam também que já indentificaram vinte e seis corpos. Em seguida, foram seepultados. São 10 homens adultos, nove mulheres adultas e sete crianças.
A prioridade segue no socorro às vítimas e no fornecimento aos mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo Estado.
Cooperativa Maranata pede ajuda
Caraguatatuba e os municípios da região afetada recebem doações de alimentos de toda a parte do Brasil. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, informou nesta terça -feira que um navio da Marinha está se deslocando para o litoral norte de São Paulo. A embarcação será utilizada como hospital de campanha a partir de quinta-feira, e terá capacidade para mais de 200 leitos, além de UTI.
Já em Caraguatatuba, a cooperativa Maranata foi completamente destruída. Segundo informações, todos os equipamentos e materiais de trabalho foram comprometidos.
A Maranata é uma cooperativa ativa na sociedadee. Por exemplo, recentemente participou do evento municipal Dia Mundial da Limpeza dos Rios e Lagos. Os 12 cooperados se dispuseram a fazer a triagem dos materiais e dar a destinação adequada. Agora, estão impedidos de trabalhar.
Os materiais recicláveis destruídos eram sobretudo a única fonte de renda dos cooperados. Além disso, a chuva arrasou o escritório. Assim, a coopertiva teve a perda de computadores e documentos importantes. O maquinário de trabalho, incluindo esteiras, prensas e balanças, que são equipamentos caros e dispendiosos, também foram acolhedores.
.Assim, a cooperativa criou canais para doações. Um deles é através do PIX (CNPJ) 20.780.799/0001-93 . Outro é pelo link da Vakinha https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-cooperativa-de-reciclagem-maranata-a -se-recuperar-da-enchente .
Além disso, as doações seguem por diversos cananis. O prefeito de Caraguatatuba, Aguiar Júnior, destacou o momento cooperativo do povo brasileiro:
“Agradecemos ao povo de Caraguatatuba e a todos pelas doações feitas para nosso povo. Nossa solidariedade também ao povo de São Sebastião e de Ubatuba, locais que tiveram vítimas. Estamos aqui também para ajudar”, disse.