A Cresol na Expodireto Cotrijal encerrou a sua participação com saldo considerado positivo. Em comparação com a edição anterior, quando a cooperativa obteve R$ 26 milhões em propostasvo resultado foi R$ 15 milhões a mais. Isto representa mais de R$ 41 milhões em contratos fechados na feira.
Mais do que os valores movimentados, no entanto, o evento foi importante para a Cresol. A cooperativa trabalhou o fortalecimento de parcerias com agentes financeiros. D3esse modo, aproveitou para avaliar não só o Plano Safra que está em andamento, mas também o próximo ano agrícola.
Atuação da Cresol na Expodireto
Uma das agendas que a Cooperativa Financeira teve foi com o BRDE, um parceiro de longa data. E na ocasião um dos temas em pauta foi a possibilidade de acesso a novos recursos por parte da Cresol, sobretudo pelo fato de o BRDE ampliar a captação em fundos internacionais.
Já com a Badesul, que é uma parceria relativamente nova, o encontro foi uma oportunidade de analisar o fluxo operacional da instituição, identificando possíveis melhorias. Um dos principais objetivos da Cresol em relação a este parceiro é operar alguns recursos que ele disponibiliza.
A programação também contou com encontros com representantes de bancos privados, como o Bradesco e o Santander. Neste caso, o foco era na operacionalização do recurso DIR (Depósito Interfinanceiro Vinculado ao Crédito Rural). Além disso, a cooperativa também pretende acessar alguns recursos para encerramento do ano agrícola, olhando para o custeio de inverno e também planejando o próximo ciclo.
Fortalecimentro
De acordo com o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, o objetivo geral é trabalhar esse fortalecimento da parceria com os agentes financeiros, mas também mostrar toda a capacidade e força que o sistema Cresol possui Brasil afora. Magri conclui fazendo uma avaliação bastante positiva da participação da instituição na Expodireto Cotrijal.
“A cada ano, é perceptível o crescimento no número de visitantes, no volume de negócios, na estrutura da feira como um todo, e isso também reflete na nossa participação. Nós ampliamos a nossa inserção, a nossa participação em negócios que são protocolados e o número de pessoas que visitam o nosso stand a cada edição. É uma oportunidade de divulgarmos a Cresol, de recebermos os nossos associados e os não associados, para mostrar o trabalho que a cooperativa desenvolve. É um momento de fortalecimento e de projeção da marca dentro de um segmento que nós somos referência há muito tempo, que é o agronegócio”.