Representantes da Cooperativa Vinícola Aurora estiveram nesta terça-feira (13) em Brasília (DF) para apresentar à Organização Internacional do Trabalho (OIT) seus avanços sobretudo na reestruturação das áreas de complicance, ESG e Boas Práticas Agrícolas, após o episódio trabalhista envolvendo fornecedor de mão-de-obra terceirizada.
O diretor da OIT no Brasil, Vinícius Carvalho Pinheiro, recebeu o presidente da cooperativa Renê Tonello. Em sua companhia estavam o gerente Agrícola Maurício Bonafé e o consultor da área agrônoma Felipe Bremm. Acompanharam a reunião a equipe técnica da OIT, composta por Maria Claudia Falcão (coordenadora do Programa de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho), José Ribeiro (Oficial Nacional de Geração e Análise de Dados para a Promoção do Trabalho Decente) e Laura Abramo Díaz (Oficial de Projeto em Políticas Públicas).
O secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella, Participou da visita. Ele foi acompanhado pelo diretor-geral da pasta, Ricardo Barbosa, também participaram do encontro.
Importância da OIT
Durante a conversa, a OIT reforçou ainda mais a importância da assinatura do setor no Pacto pela Adoção de Boas Práticas Trabalhistas na Vitivinicultura do RS do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O documento, de acordo com a entidade, está servindo de base para o trabalho que estão desenvolvendo em outras cadeias produtivas.
“Viemos reafirmar nossos compromissos com o trabalho digno e demonstrar o quanto estamos investindo de forma célere na reestruturação da cooperativa. Foi uma conversa muito proveitosa. A OIT se colocou à disposição para colaborar em projetos que beneficiem a cadeia da vitivinicultura e propiciem aos trabalhadores boas condições de trabalho. Com certeza, temos na OIT uma grande parceira nessa jornada”, afirmou Renê Tonello, presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora. Analogamente. ele que fez questão de agradecer e elogiar a participação Governo do Estado do Rio Grande do Sul na construção da agenda em Brasília.
Na capital federal, a comitiva da Cooperativa Vinícola Aurora ainda esteve no Congresso Nacional, onde visitou os senadores gaúchos Hamilton Mourão e Paulo Paim. Os parlamentarem demostraram interesse em entender melhor o tema para propor ações.