Presidentes das OCBs dos estados de Pernambuco, Malaquias Ancelmo de Oliveira, da Paraíba, André Pacelli, e do Ceará, João Nicédio reuniram-se, com o superintendente da Sudene, Danilo Cabral nesta terça-feira (5), no Recife. Participaram da reunião a superintendente da OCB/PE, Cleonice Pedrosa, e o assessor Técnico da OCB/PB, Robson Nunes. Na pauta, desenvolvimento do cooperativismo na região.
Os dirigentes falaram sobre dados do Cooperativismo brasileiro conforme o Anuário 2023. Também contextualizaram o atual cenário de atuação das cooperativas no Nordeste. Na oportunidade o presidente da Fecoop NE, André Pacelli, entregou propostas para o desenvolvimento do Cooperativismo no Nordeste e no Brasil.
“Queremos democratizar o acesso aos recursos públicos para os pequenos produtores, incluindo aqueles organizados em cooperativas. Precisamos somente encontrar a melhor forma de garantirmos esse acesso,” afirmou o superintendente da Sudene.
Ainda segundo o superintendente da Sudene, somente o FNE conta com R$ 37,8 bilhões para aplicação em 2024 e metade desse valor precisará ser destinado aos pequenos e médios produtores, inclusive aqueles organizados no modelo cooperativo.