O Comunica 23, iniciativa da pela Cresol nos dias 21 e 22 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), reuniu mais de 100 comunicadores do sistema que atuam na área de Comunicação e Marketing. O evento priorizou atividades e palestras voltadas para o fortalecimento da marca e proximidade com o cooperado.
Primeiramente, na abertura, estiveram presentes o vice-presidente da Cresol Confederação e diretor responsável pela Gerência de Comunicação e Marketing, Adriano Michelon; Alzimiro Thomé, conselheiro da Cresol Confederação e presidente da Central Cresol Baser; e o diretor de Negócios da Cresol Confederação, Pablo Guancino.
“Nós sempre temos que manter e melhorar a nossas divulgações e, principalmente, temos que estar presentes na vida do cooperado, ele é o nosso protagonista. E essa troca de experiências que vocês vão viver aqui, com colegas de Santa Catarina, de Rondônia, de Goiás, de todos os lugares do Brasil, com certeza vai fortalecer as nossas ações e a nossa Cresol”, disse Alzimiro Thomé.
A programação do primeiro dia foi dividida em dois momentos. Pela manhã, os temas apresentados foram institucionais, com a participação do diretor Adriano Michelon e uma revisão das estratégias e resultados em 2023, conduzida pela gerente de Comunicação e Marketing, Analice Lourenci.
“A nossa marca está sendo construída assim. Precisa manter o olhar para o cooperado, de forma que ele se identifique com a essência da Cresol. E faremos isso com simplicidade, atitude e uma comunicação assertiva com ele e com a comunidade. O Comunica proporciona essa unidade com os nossos colaboradores, todos caminhando na mesma direção com objetivos bem definidos e, também, celebrando grandes resultados já alcançados”, acrescentou o vice-presidente Adriano Michelon.
Comunica 23 e a essência
Em seguida, o diretor Pablo Guancino também compartilhou experiências que relacionam a marca com a geração de negócios. Ele ressaltou que a essência se mantém ao longo dos 28 anos da instituição. “Nós mudamos os meios de fazer negócio, os canais, os produtos, mas a essência precisa continuar a mesma. A essência do nosso cooperado é trabalhar duro, é ter dedicação ao seu negócio, é investir. E a nossa é estar ao lado dele para ouvir, entender e atender a sua necessidade, dentro do seu momento de vida”.
Os comunicadores puderam socializar ações que alcançaram bons resultados em suas cooperativas singulares. Em seguida, participaram de duas palestras. A primeira foi com a jornalista e apresentadora da CNN Brasil, Mari Palma. Ela falou sobre conexão e autenticidade. Depois foi a vez do master coach e mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Ivnes Garrido. O especialista trouxe reflexões sobre foco e ações que fortalecem e contribuem para o crescimento da marca.
No segundo dia do Comunica 2023, a agenda contou com o planejamento da Gerência de Comunicação e Marketing para 2024. No encerramento das atividades, palestra com Beatriz Guarezi, professora, especialista em branding, criadora de conteúdo e TEDx Speaker, que falou sobre identidade, consistência, encantamento, entre outros temas relacionados ao fortalecimento e reconhecimento de marca.