A Unicred Ponto Capital foi uma das cooperativas elegíveis para a segunda fase do Reconhecimento Inovação com Propósito (RECIP), no segmento de cooperativismo financeiro. A iniciativa, do Instituto Fenasbac, avalia a gestão de inovação com propósitos de cooperativas financeiras.
A consideração para o reconhecimento, que teve apoio institucional do Banco Central do Brasil e da UNFCU – ONU, se deu a partir de todas as ações da cooperativa referentes aos temas gestão, governança e práticas ESG. Esta foi a primeira vez que a Unicred Ponto Capital participou do RECIP.
“A partir da divulgação do regulamento, fizemos nossa inscrição e preenchemos um questionário que abordava as cinco dimensões que o RECIP avalia, com perguntas relacionadas ao nosso modelo de negócios, gestão, comunicação, governança, projetos sociais, ESG, entre outras. A fase 2 foi de entrevistas, onde nos solicitaram a comprovação das ações mencionadas no diagnóstico”, explica o Dr. Flávio Cabreira Jobim, Fundador da Unicred Ponto Capital.
O reconhecimento, entregue no último dia 13 de novembro, foi criado para aumentar as capacidades de gestão e inovação das cooperativas financeiras, visando a expansão do setor. O objetivo é mapear a capacidade de inovação e estabelecer referencias, de modo a contribuir com o crescimento do cooperativismo financeiro no Sistema Financeiro Nacional.
“Estivemos entre as 26 cooperativas elegíveis e finalistas em um universo de 88 inscritas. Esta foi uma experiência valiosa, pois a cerimônia contou com autoridades que representam e respondem sobre o cooperativismo no Brasil, sendo uma grande marca para o Sistema Unicred estar presente, com visibilidade, intercooperação e conexões. Esta é uma conquista que mostra que estamos no caminho certo”, finaliza o Dr. Jobim.
Fonte: