O Dia dos Namorados está aí. Um estudo realizado pelo Ailos, sistema de cooperativas que conta com mais de 1,6 milhão de cooperados, revelou que casais têm um padrão de consumo de produtos financeiros bastante específico em relação aos solteiros.
No Brasil, atualmente, não existem estatísticas específicas sobre produtos financeiros focados no público a “dois”. Mas o estudo do Sistema Ailos mostraa popularidde dos seguros entre os casais associados às cooperativa. Um bom exemplo é o seguro residencial. A modalidade tem adesão 3% superior entre casais quando comparado ao universo de solteiros. E um crescimento de 16% ao comparar o último trimestre de 2023 com o mesmo período em 2024. Esse aumento reflete uma maior preocupação desse público com a proteção de seus bens.
Ainda no sentido de proteger o patrimônio, os seguros de automóveis batem recorde. Entretanto, o seguro de vida também é frequentemente utilizado como parte do planejamento financeiro de longo prazo. Assim, garante que os objetivos e necessidades futuras sejam atendidos, mesmo na ausência de um dos parceiros.
Em resumo, casais tendem a planejar suas finanças a longo prazo. E os consórcios são uma forma eficaz de adquirir bens de alto valor, como imóveis e veículos, sem os altos juros dos financiamentos. Ailos também identificou um crescimento no volume de consórcios contratados por pessoas casadas ou em união estável, com um aumento de aproximadamente 25% entre 2022 e 2023.
Desse modo, o Sistema Ailos dá uma boa dica para o Dia dos Namorados neste ano de 2024.
“Estes dados revelam que casais tendem a priorizar produtos financeiros que oferecem segurança e planejamento a longo prazo, ao contrário do público solteiro, que costuma aderir mais produtos de crédito”, comenta Rodrigo Dellagiustina, Gerente de Marketing do Sistema Ailos.