Em uma iniciativa pioneira que pode servir de inspiração para cooperativas educacionais em todo o país, o Colégio Santo Américo, em São Paulo, implementou uma política abrangente de restrição ao uso de celulares, estendendo a proibição até mesmo aos intervalos entre as aulas. Esta medida, que visa melhorar o ambiente de aprendizagem e promover interações sociais mais significativas, está gerando resultados positivos e pode oferecer valiosas lições para outras instituições de ensino.
A diretora pedagógica do Colégio Santo Américo, Claudia Sartori Zaclis, explica que a decisão foi tomada após cuidadosa consideração e em parceria com pais e alunos. “Já é comprovado que o uso abusivo dos dispositivos eletrônicos pode levar a danos cognitivos, dificuldades de socialização e aprendizado, e afetar a atenção, em todas as idades”, afirma Zaclis.
A proibição é total para alunos até o 9º ano do Ensino Fundamental, enquanto para o Ensino Médio, o uso é permitido apenas em momentos específicos dos intervalos. A escola também estendeu essa política para atividades externas, como viagens de estudo e acampamentos pedagógicos.
Criando alternativas atraentes
Para tornar a transição mais suave, o colégio investiu em tornar os espaços de convivência mais atrativos. Novas áreas de descanso, mesas para jogos e até um fliperama com jogos clássicos, construído pelos próprios alunos, foram introduzidos. “Queremos que nossos alunos tenham um espaço de convivência no intervalo e não fiquem conectados apenas a seus aparelhos”, explica a diretora.
Resultados positivos
Após um semestre de implementação, os resultados são encorajadores. Os almoços e intervalos ganharam mais vida e dinâmica, com os próprios alunos organizando atividades em grupo como partidas de xadrez e damas. A interação entre os estudantes aumentou significativamente, embora isso também tenha levado a um aumento nos conflitos interpessoais – algo que a escola vê como uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento.
Um modelo para cooperativas educacionais
Esta iniciativa do Colégio Santo Américo oferece um modelo valioso para cooperativas educacionais considerarem. As cooperativas, conhecidas por seu foco no bem-estar coletivo e na participação democrática, podem encontrar nesta abordagem uma forma de melhorar o ambiente educacional e promover valores cooperativos como colaboração e interação social.
Para implementar uma política semelhante, as cooperativas educacionais podem considerar:
- Envolver toda a comunidade escolar na decisão, incluindo pais, alunos e educadores.
- Investir em alternativas atraentes para ocupar o tempo livre dos alunos.
- Implementar a mudança gradualmente, permitindo que todos se adaptem.
- Monitorar e avaliar os resultados regularmente, fazendo ajustes conforme necessário.
- Usar a tecnologia de forma estratégica, como o Colégio Santo Américo faz com os iPads em sala de aula.
A iniciativa do Colégio Santo Américo demonstra que é possível criar um ambiente escolar focado e socialmente rico. Mesmo em uma era dominada pela tecnologia. Para as cooperativas educacionais, que valorizam o desenvolvimento holístico de seus alunos, esta abordagem pode oferecer um caminho promissor para melhorar a qualidade da educação e fortalecer os laços comunitários dentro da escola.