De acordo com o INCA, cerca de 15 mil casos da doença foram diagnosticados em 2022. Mas a prevenção contra a doença vai desde mudanças de hábitos alimentares e até mesmo sexuais.

O que é o câncer de boca

O coordenador de Gestão de Saúde e cooperado da Uniodonto Campinas, Dr. Wilson Pinke, falou ao programa CoopCafé sobre as causas do cancer de boca:

Ele explica que a doença afeta a região da cavidade bucal. Envolve o palato, a língua, o céu da boca, a gengiva, a úvula, e a região da orofaringe, no início do pescoço.

“O Câncer bucal surge de uma ferida provocada normalmente, ele tem uma coloração esbranquiçada então avermelhada. Normalmente sem dor, porém ela vai crescendo”

Causas do câncer bucal

De acordo com o Dr. Pinke, 90% dos casos de câncer de boca estão ligados ao hábito de fumar.

“O paciente que fuma tem chance muito maior de contrair o câncer bucal. Outro fator de risco é o consumo de bebida destilada. E o próprio papiloma vírus, que é o vírus HPV”.

Os fatores de risco não param por aí. Pinke alerta principalmente para os cariocas frequentadores de praias quanto a necessidade do uso do protetor solar.

O cooperado da Unimed Campinas diz ainda que há estudos que relatam a existência de câncer de garganta com a presença do papiloma vírus (HPV)

Recomendações

Para prevenir o câncer de boca, o Dr. Wilson Pinke recomenda mudar de hábitos alimentares: "abra menos e descasque ma8s".

Os fatores de risco não param por aí.

Conheça a campanha Agosto Grená, da cooperativa Uniodonto Campinas