E os números revelam por que a sustentabilidade é importante. De acordo com a Comlurb, empresa municipal de limpeza urbana, o evento produziu 378,9 toneladas de resíduos, interno e externamente,

Em síntese, foram 228 toneladas de material potencialmente reciclável e 150,9 toneladas de orgânicos.

Somente na última noite de shows do Rock in Rio, no domingo (11/09), foram 54,3 toneladas, sendo 35,8 toneladas dos potencialmente recicláveis com as 18,5 toneladas de orgânicos.

Reciclagem e sustentabilidade

A organização de catadores em cooperativas é fundamental para as atividades ligadas à reciclagem e  sustentabilidade.

Um exemplo de sucesso e a coop Recicle a Vida, do Distrito Federal. Com ela, os trabalhadores saíram da informalidade. E sabe como?

Construindo uma estrutura que além de uma atividade econômica garante o sustento da família e condições sociais dignas. Como explica a presidente Mônica Licassali:

“O material reciclável no Brasil só é possível através do trabalho dos catadores. Passamos a equipar a Recicle a Vida através de convênios.

"A Recicle a Vida comercializa cerca de 300 toneladas/mês, Além disso, pertencemos a uma rede de 8 cooperativas que comercializam mais de 800 toneladas por mês".

Assim, os catadores, que antes perambulavam pelas ruas atrás de sustento, contam com uma estrutura cooperativista que lhes garantem sustento e dignidade.

Veja como o  Rock In Rio 2022 conta com um serviço inédito de rastreabilidade sustentável de resíduos