A América do Sul é considerada uma grande potência produtiva para o agronegócio. E para que ela se mantenha no topo, o ditado “a união faz a força” nunca fez tanto sentido para Argentina, Paraguai e Brasil. Para discutir essa integração e participação no cenário global do agronegócio, o I Fórum Agro Sem Fronteiras reunirá mais de 400 profissionais do setor.
O evento acontece entre os dias 11 e 12 de novembro, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. Ele será realizado pelo Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos, Alcaldes e Empresários do Mercosul (BRIPAEM), pelo Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região Oeste, com correalização do Sebrae/SC e da Unoesc Chapecó e com patrocínio do Banco Regional de Denvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A organização é da revista Setor Agro&Negócios.
A parceria entre os três países, além de oportunizar o crescimento econômico, oferece aos produtores, profissionais da área técnica e empresários a oportunidade de prosperar. Sendo assim, a proposta do Fórum é fortalecer o posicionamento da região como um grande player do lado da oferta, com potencial e segurança para abastecer a crescente demanda mundial por alimentos.
Programação
O I Fórum Agro Sem Fronteiras conta com uma programação intensa para os dois dias. Na segunda-feira (11/11), as discussões começam com o painel da Frente Parlamentar de Apoio a Rota do Milho e, em seguida, inicia o painel “Oportunidades de Complementariedade Produtiva entre Argentina, Paraguai e Brasil”. Os painelistas deste debate são o gerente comercial da Cooperauriverde Elestor Albrecht (Brasil); o prefeito de Naranjal Edoard Schaffrath (Paraguai) e o diretor nacional de desenvolvimento regional e agricultura Walter Kunz (Argentina). A mediação será feita pela Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (FAESC).
Segundo Kunz, o tema do painel refletirá sobre a potencialidade regional instalada pela característica similar entre os três países e também na oportunidade de se complementar para ter um mesmo modelo de negócio. “Atualmente, a Argentina, na região de Misiones, não produz milho para exportação para Santa Catarina, mas tem um potencial significativo para fazê-lo. E é possível que o milho comece a ser fornecido ao Oeste catarinense de outras regiões da Argentina. É por isso que a presença de representantes da Associação das Cooperativas Argentinas (ACA) no painel de cooperativas é muito importante”, avalia o diretor.
À tarde o evento segue com a palestra “Harmonização tributária entre os países do Mercosul” e terá como ministrantes o advogado especializado no assessoramento de empresas em operações de importação e exportação e contratos internacionais Eduardo Saldanha (Brasil); o advogadocFrancisco Antonio Fariña, cônsul do Paraguai em Resistência-Chaco (Paraguai); e o professor da Universidade Nacional de Misiones e contador Rauel Karaben (Argentina). A mediação será feita pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).
A programação terá ainda o painel “A força do Cooperativismo e sua contribuição para evolução do setor”, conduzida pelo gerente de cooperativismo da Organização das Cooperativas de Santa Catarina, Paulo Von Dokonal (Brasil); pelo presidente da Central das Cooperativas do Paraguai, Ruben Zoz (Paraguai), e pelos membros da Associação das Cooperativas da Argentina Esteban Gamulin e Marco Prenna (Argentina). A mediação será feita pelo vice-presidente do Conselho de Administração e diretor administrativo financeiro da Aurora Alimentos, Neivor Canton.
Para finalizar o primeiro dia de evento, acontece a palestra “Desafios da Integração, Infraestrutura, Políticas de Integração, Logística e Conexões Fronteiriças”.
Na terça-feira (12/11), será realizada a Rodada Internacional de Negócios com o apoio do Sebrae/SC, na qual empresários dos mais diversos segmentos poderão ampliar sua rede de contatos. Também acontece a reunião extraordinária do Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos, Alcaldes e Empresários do Mercosul (BRIPAEM). As inscrições gratuitas para o evento podem ser feitas pelo site http://setoragroenegocios.com.br/forumdoagro.