Em reunião realizada nesta segunda-feira (16), a diretoria do Sistema OCB/GO decidiu dividir os colaboradores em dois expedientes distintos, para reduzir o número de pessoas trabalhando simultaneamente. Nas duas sedes (OCB-GO e SESCOOP/GO), metade dos funcionários trabalhará no primeiro turno, das 8h às 13h, e a outra metade, das 13h às 18h.
Além disso, para casos específicos, a entidade deverá adotar o trabalho remoto de colaboradores, conforme avaliação de cada situação, individualmente. O Sistema adotou, ainda, medidas específicas para colaboradores na faixa de risco. A única funcionária acima de 60 anos foi liberada do expediente, por tempo indeterminado, para prevenção de sua saúde. Ela terá as horas de trabalho abonadas.
Desde a semana passada, a instituição vem adotando outros critérios para reduzir a proliferação do novo coronavírus, como as orientações sobre cuidados com higienização pessoal e do local de trabalho, assim como foi disponibilizado o álcool gel, para as mãos, e papel-toalha, para uso na mesa de trabalho e telefones.
Todos os cursos e eventos centralizados na sede, independentemente do número de pessoas, foram suspensos. Ficará a critério das cooperativas seguir ou não a mesma posição, com os eventos descentralizados do Sescoop/GO, de acordo com a realidade de cada cidade em que atuam.
Para ajudar na comunicação, o Sistema já elaborou material informativo sobre a Covid-19, a respeito das formas de transmissão e os principais cuidados para prevenção da doença, que poderá ser usado pelas cooperativas para divulgação ao seu público. As peças estão disponíveis no portal Goiás Cooperativo (www.goiascooperativo.coop.br).
“Novas medidas serão adotadas, à medida que forem necessárias. Estamos colaborando para preservar a capacidade de atendimento da rede hospitalar e temos certeza de que todo o sistema cooperativista goiano atuará na mesma direção”, afirma o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.
Fonte: Lídia Borges/Sistema OCB-GO