Cooperativas de crédito que integram os Sistemas Sicoob e Sicredi não precisarão solicitar cadastro no Banco Central do Brasil para oferecer o PIX, sistema de pagamentos instantâneos que será implementado pelo Banco Central em novembro de 2020. A solicitação já foi efetuada de forma centralizada pelos bancos cooperativos Bancoob e Bansicredi.
No início de abril, o Banco Central realizou o primeiro teste de liquidação de transações no PIX, com participação das instituições Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil, Caixa Econômica e BPP.
No teste, foi realizado o envio e recebimento de mensagens entre as instituições, por meio do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). As mensagens continham informações sobre transações e o pagamento foi concluído em dois segundos, tempo considerado ideal pelo BC.
A ferramenta está sendo avaliada por etapas: em fevereiro, o banco havia testado a conectividade entre as instituições, e, em março, foi avaliada a base de dados de identificação de usuários pagadores e recebedores. Em breve, também entrarão em testes as transações com uso de QR Code.
Com o PIX, será possível realizar transferências, pagamentos e recolhimento de guias de forma mais ágil. A utilização é obrigatória para instituições financeiras com pelo menos 500 mil contas ativas.
- Fonte: Sistema Ocesp.