Em sintonia com as medidas preventivas do governo no combate à Covid-19 e com a economia local, as cooperativas integrantes do Sicoob Central Rio estão disponibilizando linhas de crédito emergencial.
A iniciativa visa a ajudar empresários, oferecendo uma solução financeira para empresas associadas ao Sicoob no estado, sendo também uma alternativa para não cooperados ingressarem no sistema.
A medida colabora para que as empresas possam prosseguir com suas atividades econômicas a fim de evitar o avanço do desemprego e a perda de renda familiar.
O recurso está sendo lançado ainda em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae RJ), Associação Brasileira de Franchising (ABF) e Agência Estadual de Fomento (AgeRio).]
Com base no princípio da intercooperação, o mapa de parceiros envolve o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ), levando a iniciativa para cooperativas de todos os segmentos. Estabelecida essa rede, mais pessoas poderão conhecer os benefícios do cooperativismo financeiro.
Crédito no Sicoob
O posicionamento reforça o Sicoob como instituição financeira comprometida com o desenvolvimento social, como explica a diretora Operacional do Sicoob Central Rio, Nábia Jorge:
“Estamos nos dedicando a um público muitas vezes desassistido. Essas ações firmam o nosso propósito, que é conectar pessoas para promover justiça financeira e levar prosperidade para as comunidades”, afirma.
A parceria do Sebrae RJ com o Sicoob Central Rio, desdobrada no programa Avança.Rio, está sendo ampliada com a linha de crédito emergencial e a oferta de consultorias do Sebrae para cooperativas do Sistema Sicoob Rio.
Já com ABF e AgeRio, a ação é inédita. A primeira levará oportunidades para franqueados, com oferta de empréstimos a taxas diferenciadas. Com a agência estadual, está sendo planejada uma parceria que terá como foco o microcrédito.
As cooperativas do Sistema Sicoob Rio estarão operando o crédito emergencial para folha de pagamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) a partir do dia 20 de abril. Trata-se de uma ação que integra, também, o pacote de iniciativas em prol das empresas do estado.
Na opinião do gerente de Crédito do Sicoob Central Rio, George Figueiredo, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e o Sicoob Confederação têm sido facilitadores de negócios:
“Juntas essas entidades estão ampliando linhas de crédito e flexibilizando condições de negociação, na formatação de produtos sistêmicos, de uma maneira poucas vezes vista, para atender a urgência do momento”, destaca.
Fonte: Assessoria Sicoob Rio