A Cooperativa de Transporte Rodoviário Coopertran, representada pelo seu presidente, José Aparecido Ferreira, se reuniu com parte da cúpula de segurança do Estado do Espírito Santo na última semana para apresentar o projeto da plataforma de transporte por aplicativo PODD (Pay On Demand).
Participaram do encontro o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho; o diretor do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), Márcio Celante Weolffel; o assessor militar do Ciodes, Rony Natale Pereira; e o gerente de Tecnologia da Informação da Sesp, João Paulo Siqueira.
Além de conhecerem o modelo de negócio cooperativista, as autoridades presentes tiveram a oportunidade de se familiarizarem com o projeto PODD, uma plataforma de mobilidade urbana que organiza motoristas de aplicativo da Grande Vitória por meio do cooperativismo.
Na ocasião, foram discutidas questões como o rastreamento e o monitoramento de veículos, a importância da identificação de carros via plotagem – tanto em proveito dos passageiros quanto dos órgãos fiscalizadores, a inclusão de dados pessoais no cadastro de passageiros e o conhecimento prévio do destino das corridas pelos motoristas.
O presidente da Coopertran, José Aparecido, relata que o projeto foi bem recebido pela equipe da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). A preocupação em garantir viagens seguras para os passageiros e motoristas cooperados e, em especial, a operacionalização dessa logística chamaram a atenção das autoridades.
“Todos gostaram muito do projeto PODD, pois nunca haviam conhecido nada semelhante até hoje. Eles se interessaram, principalmente, pela forma como identificamos os motoristas cooperados. Inclusive, a secretaria nos orientou, uma vez que já pretendíamos coletar a biometria dos nossos motoristas, a respeito do equipamento necessário para fazer a captação das digitais”, afirmou.
Ao final da reunião, a Coopertran manifestou interesse em cooperar com o trabalho de monitoramento dos órgãos de segurança e salientou que a Sesp poderá participar e intervir no processo de implementação de rastreadores nos veículos dos motoristas.
Um próximo encontro, em um momento em que o projeto PODD já deverá ter desenvolvido maior maturidade, foi combinado entre os representantes da Sesp e a diretoria da Coopertran, a ser realizado na sede da cooperativa, em Vitória.
Sobre o PODD
Muito mais que um aplicativo de mobilidade urbana, o PODD é uma iniciativa concebida pela Coopertran e que organiza motoristas de aplicativo da Grande Vitória por meio dos princípios do cooperativismo. Ganhos mais justos, participação nas decisões da empresa e maior segurança para passageiros e motoristas são alguns dos benefícios oriundos desse modelo.
O PODD, que já está funcionamento Grande Vitória, é constituído por duas plataformas digitais: uma focada no atendimento a empresas e transporte de funcionários e outra na mobilidade urbana de passageiros em geral.
Clique aqui para saber mais sobre a plataforma e fazer download do aplicativo.
Fonte: Síntia Ott/Sistema OCB/ES.