A CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados) do Reino Unido liberou a Uber para comprar a britânica GPC Software Limited (Autocab), que atua como aplicativo de corrida de táxi inclusive no Brasil.
A Autocab fornece software de tecnologia de reserva e despacho para cooperativas de táxi e locadoras privadas no Brasil. Todavia, grande parte das cooperativas de táxi utilizam a empresa. Antes ela era concorrente da Uber. Entretanto, as autoridades britânicas aprovaram a compra. As conversas tiveram início em agosto de 2020.
Porém, as suspeitas de que o negócio poderia prejudicar o setor atrasaram a conclusão da compra. Somente agora a CMA concluiu que o negócio não afeta a concorrência no setor de despachos de corrida.
Além disso, o órgão britânico não encontrou provas de que a Autocab poderia se tornar uma concorrente significativa da Uber no futuro.
Outra conclusão da CMA envolve os passageiros. Em síntese, para a autoridade do Reino Unido, os clientes do serviço de táxi do Autocab não ficariam em desvantagem em relação a Uber, com a possível perda de qualidade do serviço. Principalmente por conta da existência de outros aplicativos que oferecem o mesmo serviço.
Original Software e Uber
A notícia deixou taxistas de cooperativas apreensivos. A percepção geral é a de que a Uber quer controlar todo o sistema de despacho de corridas, inclusive o do sistema de táxis. Algumas cooperativas já iniciaram a migração para outras plataformas, como a Original Software.Com.
Entre as cooperativas que já iniciaram a mudança está a Rádio Táxi Vermelho e Branco, de São Paulo.
Segundo o diretor comercial da Original, Alexandre Burgel, a expectativa da empresa é grande. O objetivo é ser um diferencial não só para os taxistas e clientes. Além disso, beneficiar o sistema com qualidade e rapidez no atendimento. Do mesmo modo, o novo aplicativo vai contar com preços atrativos para o consumidor final e empresa.
““A Original Software agora é a fornecedora da Rádio Táxi Vermelho e Branco de São Paulo, com uma solução completa de gestão de corridas de táxi com aplicativos como Call Center, Gestor corporativo, fila de aeroporto, atendimento balcão, entre outras tantas funcionalidades”, disse Burgel.