O Instituto Sicoob no Rio fez seis anos e a comemoração ocorreu no dia 5 de março. Durante este tempo, foram anos de realizações com propósitos de educação financeira e desenvolvimento comunitário sustentável, beneficiando milhares de pessoas diretamente em todo o estado fluminense. A organização faz parte do Sicoob, uma das maiores entidades do setor de cooperativismo financeiro do país.
No Rio, o Sicoob está nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro e reúne as cooperativas financeiras Sicoob Fluminense, Sicoob Cecremef, Sicoob Coomperj, Sicoob Coopjustiça, Sicoob Coopvale, Sicoob Empresas RJ e Sicoob Servidores, estruturadas pelo Sicoob Central Rio.
“Os programas do Instituto Sicoob são sustentáveis e integram aspectos sociais, econômicos e ambientais. A organização evidencia, principalmente, o sétimo princípio básico do cooperativismo; o “Interesse pela comunidade”, que está relacionado à responsabilidade com as comunidades nas quais atuamos”, diz Nábia Jorge, vice-presidente do Instituto Sicoob.
Silvana Lemos, coordenadora do Instituto Sicoob no Rio, recorda que o Sicoob Rio foi a primeira central a difundir programas visando a educação financeira, a diversos públicos, como forma de propiciar cidadania e difundir o cooperativismo no estado.
“Nosso time de voluntários, que reúne colaboradores de diferentes áreas de cooperativas filiadas ao Sicoob Rio, têm papel essencial nas ações do Instituto. Para ter ideia, apenas com o “Se Liga Finanças”, direcionado à faixa etária de 15 a 29 anos, viabilizamos educação financeira a 2.323 jovens, além de consultoria sobre o tema a 2.092 pessoas nesses seis anos”, ressalta Silvana.
Cooperativa mirim
Em 2018, o Instituto Sicoob (www.institutosicoob.org.br) inaugurou no munícipio de Mendes, no Estado do Rio, uma cooperativa mirim. O projeto capacitou professores da região. Dessa forma, o objetivo foi incentivar, desde a infância, a formação cidadã. Assim sendo, em 2021 a entidade envolveu 2,6 estudantes de escolas públicas do Estado do Rio em um concurso cultural com o tema “Cooperativismo: Uma forma de viver”. A atividade é realizada anualmente em todo o país e visa a disseminar os princípios do cooperativismo entre alunos do Ensino Fundamental. Os vencedores nas etapas regional receberam um tablet e seus professores R$ 1 mil.
“É notório nesses seis anos o amadurecimento do entendimento das cooperativas filiadas ao Sicoob Central Rio sobre a contribuição das ações do Instituto Sicoob para o nosso negócio. As iniciativas dessa organização social concretizam o nosso intuito de estender justiça financeira e prosperidade às pessoas e suas comunidades. Hoje sabemos o grande salto que demos e o quanto ainda temos por realizar”, afirma Nábia.
Sicoob no Rio
No Instituto Sicoob, os associados são donos. Isto significa que participam das decisões e dos resultados em uma organização administrada democraticamente. Desse modo, participam de excelentes taxas, rendimentos maiores e o recebimento das sobras líquidas apuradas ao término de cada período. Da mesma forma, os depósitos nas cooperativas contam com a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, o FGCoop.
Como resultado, a instituição financeira cooperativa tem mais de 6 milhões de cooperados e está em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece, por exemplo, serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, entre outras soluções financeiras.
O Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios, é formado por 352 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), uma confederação e um banco cooperativo. Além disso, é processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.836 pontos de atendimento em duas mil cidades brasileiras