As exportações de frango de Santa Catarina cresceram 28% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior.O estado embarcou 257 mil toneladas do produto, com faturamento que passa dos U$ 471 milhões.
O agronegócio em Santa Catarina representa quase 70% das exportações e 30% do PIB do Estado. A Holanda aumentou em 43% o volume de cane de frango comprada de Santa Catarina. Em seguida, os Emirados Árabes com 40%. As exportações de frango para o México também deram um salto de 707%.
Mas o maior parceiro comercial dos catarinenses é o Japão, com 34 mil toneladas adquiridas. O país oriental possibilitou aos catarinenses uma receita de U$ 67 milhões.
Com isso, a carne de frango é o principal produto de exportação catarinense. E o sucesso se deve basicamente ao Status sanitário diferenciado, o que possibilitou a conquista de mercados mais exigentes no mundo. A Aurora Coop é uma das principais cooperativas avícolas catarinenses. Formada por mais de 100 mil famílias, a cooperativa tem em seu portfólio mais de 850 produtos, entre eles linguiças, pizzas, frios e cortes de frango.
Entretanto, as vendas de frango para o exterior também registrou alta nos 3 primeiros meses de 2022. De acordo com a ABPA, este aumento foi de 5,7% em março.