O presidente da Organização das Cooperativas do Brasil no Rio de Janeiro (OCB-RJ), Vinícius Mesquita, abriu o Dia de C 2022 nesta quarta-feira (27). Foi o primeiro encontro de cooperativas após dois anos de confinamento e pela primeira vez na nova sede da OCB/RJ, na Praça do Cooperativismo 1. O líder cooperativista aproveitou para convocar todos para a realização do Dia C de 2023.
O evento contou com a presença de cerca de 100 pessoas. Prestigiaram também o deputado estadual André Ceciliano, presidente da Alerj, os deputados Hugo Leal e Paulo Campos. Eles receberam das mãos do presidente da OCB-RJ, Vinícius Mesquita, um livro que fala sobre a importância do cooperativismo no cenário nacional.
O deputado federal Hugo Leal e o deputado Paulo Ramos se pronunciaram. Na sequência, o reitor da Execoop, Filipe Pires, que falou sobre a educação cooperativista.
Em seguida, a programação contou com a apresentação da gerente de desenvolvimento do Sescoop, Gerusa Marques. Ela apresentou as principais iniciativas do Sistema OCB do Rio de Janeiro. Assim, o destaque foi para a ação Coopera Petrópolis. Ela lembrou a doção de 5 toneladas de roupas e produtos de higiene e limpeza para os atingidos pelas chuvas na região.
Do mesmo modo, outra ação foi a doação de 2000 kits de material escolar para os petropolitanos. Além disso, a secretária de Educação de Petrópolis, Adriana de Paula, enviou vídeo em que agradece muito a solidariedade do cooperativismo fluminense em prol das pessoas afetadas pela chuva.
Os representantes das cooperativas Sicoob, Sicoob Cecremef, Sicredi, Uni Jazz Brasil e a escola Fribourg expuseram suas principais ações de responsabilidade social.
Para concluir, os participantes tiveram momentos de confraternização na sede da OCB-RJ, ao som da cooperativa de músicos UNI JAZZ.
Leia mais: Chuvas em Petrópolis: a ação das coops