A CERTAJA Energia conquistou o primeiro lugar com o trabalho de conclusão do curso “Agentes de Inovação nas Cooperativas de Infraestrutura”, da FECOERGS. O resultado foi divulgado no evento de encerramento da capacitação, no dia 22 de novembro, na sede da Decision/FGV, em Porto Alegre.
Iniciado em 22 de março de 2022, o curso contou com nove cooperativas e 34 participantes. No evento de encerramento, foram apresentados oito trabalhos de conclusão. Destes, três foram premiados.
O TCC “Vistoria virtual de padrão de medição com IA”, da CERTAJA Energia, foi o grande vencedor. Elaborado por Geison Quadros, Marcos Andrade, Michael Lima e Renata Reis, o trabalho focou em uma solução para agilizar o processo de vistoria de padrão de medição para novas ligações, utilizando inteligência artificial.
Após o cooperado terminar de montar a caixa para que seja feita a nova ligação de energia, ele envia a foto para a assistente virtual da Cooperativa. A imagem é analisada pela inteligência artificial, que verifica se tudo está dentro do padrão do Regulamento de Instalações Consumidoras (RIC). Se sim, é dada a continuidade do processo. Se não, as modificações são solicitadas – sem que uma equipe da Cooperativa precise se deslocar desnecessariamente. “Isso elimina o retrabalho e oferece mais agilidade ao cooperado”, destaca Lima.
Para o presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins, que esteve presente na apresentação dos trabalhos, a premiação é motivo de orgulho.
“Isso nos dá uma segurança em termos de futuro. Este é um trabalho que deve ser parabenizado pela criatividade, iniciativa e pelo empenho desta equipe jovem e que tem todo o potencial para inovar”, comenta. “Isso vai servir de motivação para outras pessoas”, acrescenta.
Superintendente da FECOERGS, José Zordan destaca o impacto do curso e a “socialização dos processos internos”, que podem ser úteis a todas as cooperativas. “A gente avalia que o conteúdo das matérias e os trabalhos apresentados foram de muita qualidade.”
Zordan afirma que o processo não se encerra com o final do curso. “Vamos levar este trabalho, que ficou em primeiro lugar, para eventos nacionais, para divulgar e difundir o projeto”.
Critérios
Os critérios de avaliação foram caráter inovador, viabilidade técnica, viabilidade financeira, viabilidade tecnológica, desejabilidade, escalabilidade, público-alvo e transparência.
Segundo e terceiro colocados
A CRELUZ, de Pinhal – RS, garantiu o segundo lugar com o trabalho “Processo de atendimento 100% digital”, e a COOPERNORTE, de Viamão – RS, ficou com o terceiro lugar, com o TCC “Aplicativo de busca de clientes e equipamentos”.
Os trabalhos premiados serão apresentados na reunião de final de ano da FECOERGS, que será realizada em Teutônia, em dezembro.