O cooperativismo é um sistema que nasceu, como seu próprio nome antecipa, da cooperação e da união de um grupo de pessoas com um mesmo propósito. É com base na essência do cooperativismo que a Unicred apresenta o LabUnicred, programa inédito voltado a criação colaborativa de soluções, inovação e desenvolvimento de produtos que conta com os cooperados da instituição como protagonistas.
A novidade, apresentada oficialmente no dia 28 de novembro, tem como objetivo oportunizar aos cooperados a participação ativa na proposição de melhorias em produtos e serviços da Unicred. Baseado numa premissa que considera o cooperativismo como um sistema desenvolvido por pessoas e para pessoas, o LabUnicred torna a Unicred a primeira instituição cooperativa do país a desenvolver um programa que tem o cooperado no centro de suas soluções.
Para o Diretor de Produtos e Tecnologia da Unicred do Brasil, Luis Augusto Soares Schuler, o LabUnicred pretende aproximar ainda mais os cooperados da Unicred e torna-los protagonistas de decisões da cooperativa: “As boas experiências fazem
os cooperados se sentirem ouvidos, percebidos e valorizados. Com o LabUnicred, esperamos que nossos cooperados tenham interesse em, além de serem donos do negócio, como os chamamos na cooperativa, serem também agentes ativos da inovação”, declara.
Para registrar o interesse em participar, o cooperado Unicred deve se inscrever a partir de um formulário disponibilizado no site https://www.unicred.com.br/labunicred. Depois, ele poderá ser convidado a participar de pesquisas, entrevistas, testes de protótipos de novos produtos e serviços, workshops de criação colaborativa, entre outras ações. Ao participar, o cooperado se torna um “Laber” e recebe 1.000 pontos no Único, Programa de Recompensas Unicred Visa.
Segundo a gerente de User e Customer Experience da Unicred, Raquel Segatti, o programa tem como objetivo aproximar o cooperado para participar ativamente do processo de desenvolvimento de produtos e serviços: “A premissa do LabUnicred é a de reduzir as incertezas e riscos de negócio ao aproximar os times de produto de quem realmente usa as soluções desenhadas pela Unicred, dando assim mais um passo em direção à cultura de Human Centric Design – ou seja, o desenvolvimento de novidades centradas no cooperado”, finaliza.
Qualquer cooperado pessoa física e colaborador da Unicred poderá participar do LabUnicred – no futuro, cooperados pessoas jurídicas também poderão participar. Os “Labers” serão convidados a participar de ações até duas vezes por mês, no máximo, para garantir maior diversidade nos resultados. Da mesma forma, uma vez protagonista, o cooperado poderá escolher participar ou não da proposição e, a qualquer momento, poderá solicitar para sair do programa.
Para saber mais sobre o programa LABUnicred e para o cooperado ou colaborador da Unicred participar da iniciativa basta acessar o site https://www.unicred.com.br/labunicred.