cooperativa de catadores Univence recebeua doação de um veículo coletor elétrico para transporte de materiais reciclaveis. A doação foi da prefeitura de Suzano (SP) e da concessionária Renova Suzano, que é responsável pela execução dos trabalhos de limpeza na cidade. Uma emenda parlamentar do vereador Márcio Alexandre de souza, o Márcio Malt, disponibilizou recursos no valor de R$ 25 mil para a cooperativa.
Pimeiramente, a Univence vai usar o veículo em abril, no bairro Miguel Badra. Do mesmo modo, a cooperativa vai transferir a sede para o local. Sobretudo porque a Central de Triagem do Jardim Colorado funciona no bairro.
Univence amplia cadastro
Antes de mais nada, a cooperativa cadastrou 280 catadores para futura parceria com a cooperativa. Em seguida, a diretoria vai escolher os operadores do veículo. O equipamento tem autonomia de até seis horas. A aceleração é semelhante a da moto, na mão. A capacidade de transporte é de até 500 quilos de carga.
Márcio Malt afirmou que os recursos para a compra do veículo foram pensados pela necessidade de contribuir com o ciclo da coleta seletiva no município.
“A ideia é promover dignidade aos catadores e fazer a coleta seletiva local. Nossa proposta é ajudar as ações de sustentabilidade na cidade, garantindo que o próprio bairro gere recursos para a cooperativa. Este veículo simboliza essa proposta, que garante melhores condições de trabalho e aumenta a produtividade e a renda dos catadores”, assegurou o parlamentar.
A diretora tesoureira da Univence, Sandra Fernandes, declarou que o novo instrumento de trabalho proporcionará uma rotina menos desgastante para os catadores que coletam material.
“É um alívio não precisar puxar o carrinho de duas rodas nas mãos, com todo aquele peso. O esforço excessivo acaba criando dificuldades para que os catadores possam realizar suas jornadas com tranquilidade. Nós, da cooperativa, sabemos como é sacrificante essa tarefa, principalmente para as mulheres catadoras. Se o período de experimento for realizado com sucesso, sem dúvida nossas atividades vão ter um salto de qualidade”, destacou Sandra.
Proteção aos animais
Para o secretário de Meio Ambiente, André Chiang, o projeto tem tudo para ser bem-sucedido.
“Temos a preocupação de garantir o bem-estar dos catadores e proteger os animais, que muitas vezes acabam sendo sobrecarregados por terem que puxar a carga. A chegada desse equipamento pode marcar o início de uma nova fase na gestão da coleta de resíduos. O momento é de avaliar os primeiros resultados na prática e direcionar as próximas ações, com o objetivo organizar o trabalho e contribuir com a cidade”, enfatizou o chefe da pasta.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou o pioneirismo do projeto e até mesmo testou o funcionamento do equipamento.
“Acompanhamos de perto as ações inovadoras que buscam implementar melhorias em nossa cidade, com foco sempre em ajudar os trabalhadores. O que pudemos sentir, nesse primeiro momento, é que, realmente, o veículo proporcionará um conforto maior para quem estará nas ruas transportando os materiais recicláveis. A expectativa é de que outros equipamentos como esse possam ser entregues para contemplarmos outros catadores”, ressaltou o chefe do Executivo.