A exportação de salmão é um dos temas do Seafood Show Latin America 2023. O evento é voltado para o setor de pesca e comércio de pescados na América Latina. No primeiro dia, contou com a presença de André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, que enfatizou a importância do Seafood Show para o setor. Ele ressaltou que o Ministério foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor de pesca, tornando o pescado mais acessível aos brasileiros e isentando-o de impostos.
Eduardo Lobo, Presidente da Abipesca e Diretor da Câmara Setorial da Indústria de Pesca do Mapa, e Guilherme Piai, Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, também marcram presença. Eles destacaram o compromisso em manter uma oferta constante de pescado, com preços justos e uma cadeia sustentável para o consumo, que visa gerar emprego e renda em um setor em constante crescimento.
Exportação de salmão
Um dos pontos de destaque foi o talk show “As commodities do pescado – salmão, tilápia, camarão, bacalhau e peixe branco”. Esteban Ramirez, gerente geral do Instituto Tecnológico del Salmón do SalmonChile, destacou um crescimento de 33% nas exportações de salmão do Chile para o Brasil de 2019 a 2023. Já Pablo Basso, da Câmara de Armadores de Pesqueros e Congeladores da Argentina (CAPe. CA), compromete-se com as dificuldades na exportação para o Brasil devido às rigorosas regulamentações da vigilância sanitária.
Em relação às commodities, Randi Bolstad, diretora do Conselho Norueguês da Pesca, explicou que o bacalhau é visto como um produto de luxo no Brasil devido às suas raízes históricas e destacou o processo caro de exportação, tornando-o mais caro para o consumidor. Por outro lado, Carolina Nascimento, fundadora da Xtra Mile e representante da American Seafoods na América Latina, apresentou dados mostrando que o consumo de peixes no Brasil aumentou significativamente de 2015 a 2022, atingindo 10,5 kg per capita.
Julián Suárez, Diretor Nacional de Coordenação e Fiscalização Pesquera e Presidente suplente do Conselho Federal Pesquero da Argentina, e Osciel Velasquez, Presidente da Alianza Latinoamericana para la Seguridad Alimentaria através de la Pesca (Alpescas), também marcaram presença. Além disso, representantes da área de varejo e food service, como Márcio Milan, vice-presidente Institucional e Administrativo da Associação Brasileira dos Supermercados, Luizinho Hirata, presidente da Abrasel SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e ABGJ (Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa), também estiveram presentes.
Expositores
A edição deste ano conta com a participação de 100 marcas expositoras de nove países, ocupando uma área de exposição de cinco mil metros quadrados. Isso ressalta a importância do mercado de pesca e como eventos como o Seafood Show Latin America desempenham um papel vital em contribuições em todo o setor.
O primeiro dia do evento também incluiu uma série de palestras informativas sobre o mercado de pescados, tanto a nível nacional como internacional. A primeira delas abordou o status do comércio mundial de pescado, com Angel Rubio, analista sênior de Urner Barry, discutindo as variações de preços em diferentes países e exemplos como o do salmão chileno, que apresenta preços diferentes nos Estados Unidos e no Brasil, bem como a produção e consumo de lagosta e tilápia em todo o mundo.
Para encerrar o primeiro dia do evento, Aniella Banat, Diretora de Processamento e Comercialização da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA), apresentou uma palestra sobre a normatização da industrialização de pescados e sua oferta em formatos congelados. Esse é um dos principais enfoques do setor para aumentar o consumo no Brasil e fortalecer a cadeia produtiva.
Ricardo Torres, sócio da Seafood Brasil, destacou a importância do evento para os negócios do mercado de pesca, enfatizando que os visitantes do Seafood Show 2023 têm a oportunidade de se conectar com os principais players do setor e ter acesso às últimas novidades.
O Seafood Show Latin America é realizado pela Francal Feiras e Seafood Brasil e acontece entre os dias 24 e 26 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. O evento oferece uma programação diversificada com palestrantes internacionais e nacionais, talk shows, aulas shows e até mesmo um festival de gastronomia japonesa.