O Icafest – Festival do Café de Ibiraci foi um sucesso na sua segunda edição. Mais de 40 estandes e 60 marcas participaram do evento, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de setembro na cidade mineira. A expectativa de negócios das companhias ultrapassou a marca dos R$ 26 milhões de reais. O festival contou com palestras e conteúdo especializado sobre todos os aspectos da cadeia produtiva do café, desde o trabalho até a comercialização. O evento se consolidou como um dos principais eventos em cafeicultura especial do interior do Brasil.
O prefeito do município, Ismael Silva Cândido, agradeceu a todos os participantes do evento, incluindo o público, patrocinadores e expositores que acreditaram e fizeram do Icafest um sucesso. Durante o festival, especialistas abordaram temas como manejo da lavoura, sustentabilidade e precificação, destacando a importância de contar a história do produto para agregar valor.
Além disso, o festival contou com atividades como o painel do Banco do Brasil, que reuniu produtoras para contar suas histórias, e uma dinâmica do café nas garrafas, trazendo bebidas da região para o público provar. A programação também incluiu artes sobre a cultura do café feitas por alunos de escolas locais.
Durante os três dias do Icafest, aconteceu a fase de pré-seleção do 21° Concurso de Qualidade do Café da Alta Mogiana e do Concurso Mulheres do Café da Alta Mogiana. Provadores profissionais de café selecionaram os cafés que irão seguir no determinado ano.
O evento foi criado para criar oportunidades para os cafeicultores do município e seu entorno, com realização da Prefeitura de Ibiraci e da Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC), gestora da Indicação de Procedência da região. O festival contou com patrocínio dos Expositores Ouro: Cocapec, Cocapil, Specialty Coffees e Bayer, dos Expositores Prata Cooxupé e JXO, além do Expositor Bronze Mocafor Tratores e expedição New Holland. A Cooxupé anunciou ainda que vai abrir uma filial na cidade de Ibiraci ainda este ano.