O cartão de crédito segue como opção para os habitates da Região Sul do Brasil. Um levantamento do Ailos – sistema de cooperativas de crédito – aponta que o volume de transações deste tipo aumentou 180% entre 2019 e 2023. O movimento reflete a transformação dos hábitos de compra no país desde o início da pandemia da Covid-19, com o avanço do e-commerce e diminuição dos pagamentos com dinheiro físico.
De acordo com o estudo, 66% dos sulistas têm um ou mais cartões. Os principais segmentos contemplados pelas compras são: Alimentação, Tecidos e Vestuário, Automóveis e Transporte, Postos de Gasolina e Saúde. “Percebemos que, cada vez mais, os cartões são instrumentos financeiros importantes no dia a dia de pessoas e empresas”, avalia Joice Wilchen Kaspary, coordenadora de Cartões e Adquirencia do Ailos.
Considerando todo o Brasil, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) estima que 2023 fechou com R$ 3,6 trilhões em volume transacionado via cartões. A última apuração, até setembro do ano passado, apontava um total de R$ 2,7 trilhões, divididos em cartão de crédito (64,4%), débito (27,2%) e pré-pago (8,4%). Outro dado interessante destacado pela associação é o fato de os pagamentos com cartão representarem cerca de 60% do consumo das famílias e mais de um terço do Produto Interno Bruto (PIB).
Joice afirma que a importância da modalidade para o bem-estar financeiro das pessoas e a própria economia nacional recebe atenção especial do governo na formulação de políticas públicas. Ela usa como exemplo o limite estabelecido para que o valor das dívidas no crédito rotativo e no parcelamento da fatura não ultrapasse 100% do valor principal.
“Os especialistas consideram que a decisão é positiva, mas traz alguns reflexos secundários, inclusive na oferta de crédito por parte das instituições financeiras”, analisa. “Então, é importante que o consumidor esteja sempre atento aos seus compromissos e utilize o cartão de forma consciente, para que haja sempre limite disponível conforme sua necessidade”, completa.