Com o Sicoob Empresas, a Febraban Tech 2024, realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho, reuniu os principais players do mercado financeiro para discutir o futuro do setor. Em meio a essa atmosfera de inovação, a cooperativa marcou presença, demonstrando o protagonismo do cooperativismo financeiro no cenário tecnológico.
Em entrevista ao Br Cooperativo, Carlos Miranda, diretor de risco e operações do Sicoob Empresas, destacou a importância da participação em eventos como esse. “Para a gente é muito importante a participação na Febraban e outros eventos aqui em São Paulo de tecnologia, porque eles nos levam sempre para a vanguarda, é o momento de atualização, da gente entender os novos mercados”, afirmou.
Para Miranda, a Febraban Tech é uma oportunidade ímpar para o Sicoob Empresas se manter atualizado sobre as novas tendências e tecnologias do mercado, como meios de pagamento e segurança da informação. “Então, as novas tecnologias, meios de pagamento. Então, novas oportunidades surgem a todo tempo aqui. São clientes com potenciais, são parceiros”, completou.
Sicoob Empresas e a tecnologia
Com DNA tecnológico, o Sicoob Empresas nasceu no ambiente da TI e hoje se consolida como uma cooperativa de livre adesão. Para Miranda, a participação na Febraban Tech reforça o compromisso da instituição em oferecer o que há de melhor para seus cooperados. “Então, para o cooperativismo é muito importante, não só o Sicoob Empresas como está aqui, como toda a equipe do Sicoob também. Estamos aqui para poder validar todas as ferramentas que vão transformar e melhorar a experiência dos nossos cooperados e cooperativas. Então, é um evento que a gente não pode perder”, ressaltou.
Questionado sobre a segurança oferecida pelo cooperativismo financeiro, Miranda foi enfático: “Em termos de segurança, segurança de idade, informações, o cooperativismo financeiro não deixa nada a desejar com relação aos bancos tradicionais. Não, aqui a gente está junto com os grandes players, todas as instituições financeiras estão aqui. Então, é o mesmo universo. Usufruímos hoje dos mesmos mecanismos de segurança, dos mesmos mecanismos de garantia, as softwares houses que representam o sistema financeiro estão aqui. Se mantendo cada dia atualizado com o que está aqui de vanguarda. Esse é o nosso dia a dia”.
Por fim, Miranda reforçou que a participação do Sicoob Empresas na Febraban Tech beneficia não apenas os cooperados, mas todo o ecossistema cooperativista. “Então, o objetivo da Fibraban não é só o cooperado, é a cooperativa e o nosso banco Sicoob. É isso aí.”