As vendas no Dia dos Pais, apuradas entre os dias 5 e 11 de agosto, aumentaram 5,5% ante período comparável de 2023. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O faturamento do comércio presencial aumentou 5,6%. O e-commerce teve alta de 4,0%.
O grupo de setores tradicionalmente relacionados a presentes registrou aumento de 2,2% nas vendas. Os destaques foram os segmentos de Móveis, Eletro e Depto (+8,0%) Cosméticos e Higiene Pessoal (+4,2%).
As vendas no Dia dos Pais nos demais setores do Varejo subiram 6,5%. Nesta categoria, estão os segmentos que não são considerados presenteáveis, mas podem ser impulsionados pela data comemorativa — como Supermercados e Hipermercados, que teve alta de 12,2%.
“O salto do segmento de mercados sugere que as famílias preferiram comemorar a data este ano com refeições realizadas em casa. Reforça essa hipótese, por exemplo, o desempenho de Bares e Restaurantes, cujo faturamento ficou estável (0,0%)”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. Ainda de acordo com ele, o desempenho de Cosméticos e Higiene Pessoal indica que o homem cuida cada vez mais de si e por isso tem recebido presentes desse segmento.
Dia dos Pais nas Regiões
Levando-se em conta apenas o Varejo presencial, todas as regiões do país apresentaram crescimento nas vendas. O Sul cresceu 10,9%, seguido do Norte, com 6,9%. Em seguida, aparecem Sudeste (+5,5%), Centro-Oeste (+2,5%) e Nordeste (+1,8%).
Considerando as unidades da federação, alguns destaques foram Rio Grande do Sul (+12,3%), Santa Catarina (+10,8%), Paraná (+9,6%), Rio de Janeiro (+6,9%), Minas Gerais (+6,3%), Pará (+5,9%) e São Paulo (+4,6%).
O ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por cerca de 780 mil varejistas credenciados à companhia. O desempenho do mês reflete o peso de cada setor no resultado geral do indicador.
A área de Business Analytics da Cielo desenvolveu o índice. Assim, o ICVA oferece mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
De acordo com a Cielo, o índice tem como base modelos matemáticos e estatísticos próprios da empresa. O objetivo foi isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador reflete somente a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Entretanto, a Cielo informa que o índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo. Trata-se do impacto de uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.