Açafrão da terra, ou cúrcuma, pó aclamado por naturistas, é um produto natural cada vez mais utilizado como anti-inflamatório.

Existem técnicas de extração que tentam manter a pureza do produto final, tornando-o próximo de ingredientes 100% naturais.

E desde os egípcios antigos, que usavam cúrcuma na cura de feridas e para prevenir o sangramento. Já no Brasil, a região norte goiana produz 90% do produto.

Porém, pesquisas brasileiras descobriram ainda mais vantagens da cúrcuma, ou como muitos chamam o açafrão-da-terra.

Uma dessas pesquisas é a publicada pela Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, assinada pela farmacêutica Débora Nogueira Moretes e pela mestre Vera Lúcia Matias Gomes que diz:

A medicina  estuda a potencialidade medicinal do açafrão-da-terra no tratamento de inúmeras doenças clínicas e crônicas como artrite, diabetes, colesterol, hepatite, malária

Historicamente, a cúrcuma longa L. (cúrcuma ou açafrão) é usada por diversos povos por suas aplicações terapêuticas e dietéticas em atividades Medicinais (drogas),

Culinárias (especiarias, corantes e conservantes alimentares naturais), Como cosméticos, em dermatologia

E religiosa, cujas origens são marcadas pelas populações chinesa e indiana. A Índia é de longe a maior produtora, exportadora e consumidora desta hortaliça multifuncional.

No Brasil, o cultivo da cúrcuma e de outras especiarias naturais tem como atores principais as cooperativas. Saiba mais sobre o assunto.