A promoção da educação representa um dos pilares do cooperativismo, cabendo às cooperativas selecionar a estratégia metodológica para formação e capacitação de cooperados, familiares e colaboradores. E as opções são esboçadas a partir de duas propostas de ensino e aprendizagem: o clássico ou passivo e o ativo.
Nas metodologias clássicas de ensino e aprendizagem, o professor é considerado a fonte de conhecimento e os alunos são agentes passivos do processo. Tal perspectiva esteve presente desde o século XIX até o final do século passado, sendo bastante empregado nos processos de capacitação e formação, inclusive nas cooperativas. Este tipo de metodologia, associadas a um modelo denominado de educação 1.0, apresenta algumas características:
- o conteúdo está disponível em meio impresso e a aprendizagem ocorre através de leituras, redações e trabalhos em pequenos grupos;
- as estratégias expositivas adquirem grande destaque, sendo o conhecimento medido pelo seu volume, memorizado e repetido em avaliações;
- o procedimento de avaliação acontece de maneira oral e escrita, através de métodos clássicos, como testes e provas.
Já nas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, o aluno assume papel de protagonista, tendo maior autonomia, atuando como co-desenvolvedores da ação educacional. Os professores, de outro lado, além de buscarem unir teoria e prática, também adquirem novos papeis, a exemplo de consultor, conselheiro, tutor, líder colaborativo do processo de criação.
Vale destacar que com o suporte da tecnologia da informação, estas metodologias ativas, ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem, estabelecendo um novo modelo, denominado educação 4.0, com as seguintes características:
- o conteúdo passa a estar disponível em bases de conhecimento de livre acesso, customizados e integrados com diversos aplicativos, a exemplo de portais de ensino;
- o processo de aprendizagem passa a contar com tecnologias livres, aprendizagem por projetos multi-institucionais;
- o processo está ancorado em redes sociais e portais customizados ao perfil do aluno, permitindo a interação em tempo real.
Os princípios do movimento cooperativo surgidos com a experiência dos pioneiros de Rochdale (1894) continuam atuais. Contudo, os métodos, ferramentas e técnicas de ensino e aprendizagem apresentaram muitas transformações desde então. E as mudanças no papel dos professores e dos estudantes, a forma de disponibilização do conteúdo, os meios disponíveis e o processo de aprendizagem representam uma face desta mudança para formação e capacitação nas cooperativas.
Mais que o simples uso da tecnologia da informação, o que está posto com a educação 4.0 é a possibilidade de reforço de outro princípio cooperativo: a intercooperação, entre alunos de diferentes turmas, de diversas cooperativas, em diferentes estados e até mesmo países.